foto: Divulgação

A ACESAJ enviou o seguinte comunicado a seus associados:

Prezados ,

Na reunião com a gestão municipal e representantes da sociedade nesta tarde encaminhamos as propostas das Entidades Empresariais, *conforme documento anexo*.

Cabe agora ao prefeito analisar nossos argumentos e tomar a decisão que julgar cabível.

Na reunião, representantes do hospital regional e Santa Casa foram a favor da manutenção do fechamento do comércio alegando não terem estrutura para atender ao aumento de demanda provocado pela COVID-19, pois seus leitos já se encontram em nível máximo de ocupação com as demandas de rotina. A gestão não sinalizou a abertura de novos leitos para o enfrentamento da pandemia. Pela apresentação feita durante a reunião, os leitos do hospital regional e da Santa Casa atenderão à região, composta por 23 municípios. Há previsão de abertura da UPA na próxima semana, também para atendimento à região.

Diante da pouca oferta de estrutura de atendimento na rede hospitalar, a alternativa apresentada para evitar a sobrecarga é manter o isolamento social por tempo indeterminado para evitar o contágio pelo coronavírus. Isso implica na manutenção do comércio fechado também por tempo indeterminado.

Essa posição foi defendida por várias entidades presentes na reunião, como: igreja católica, UFRB, Sindicato dos trabalhadores, dentre outras .

Cabe agora ao prefeito avaliar qual posição tomar.

Vamos acompanhando.

ACESAJ/CDL/SINCOMSAJ

Vejam os ofícios enviados: