Foto: Acervo Pessoal

A pressão para que Zé Ronaldo ocupe a vice de ACM Neto (União Brasil) na corrida ao Governo a Bahia cresceu ontem. Informações apuradas pela reportagem dão conta de que o nome do ex-prefeito de Feira de Santana já é consenso dentro do União Brasil. Faltaria apenas a decisão final de Neto.

A reportagem recebeu a informação de que o ex-gestor feirense já é dado como certo em grupos de WhatsApp de prefeitos e deputados. Contudo, também circula a informação de que o deputado federal Márcio Marinho continua pressionando para que o Republicanos fique com a vaga.

Além de Zé Ronaldo, figuram na disputa os nomes da vereadora Edylene Ferreira, de Serrinha, e dos deputados Leo Prates (PDT) e Adolfo Viana (PSDB). Estes dois últimos, contudo, estão sendo dados como “descartados” por interlocutores de Neto.

O nome de Prates começou a ganhar força no dia em que Félix Mendonça Júnior, presidente estadual do PDT, ameaçou romper com o herdeiro carlista diante dos rumores de que Marcelo Nilo (Republicanos) teria sido o escolhido.

O problema é que, segundo essas mesmas fontes, Prates estaria receoso em ocupar a vaga (mas que já imaginava que o desafio poderia cair em seu colo). E a história faz sentido, já que o ex-secretário de Saúde sempre foi um dos fiéis escudeiros das gestões do DEM em Salvador e hoje está no PDT. Hoje, Prates é pré-candidato a deputado federal. E até o próprio convite para ocupar a Secretaria de Saúde foi aceito a contragosto.

Também circula a informação de que Prates teria sido comunicado sobre a possibilidade e que foi justamente ele quem indicou o nome do deputado Adolfo Viana (PSDB) para o posto. O tucano, por sua vez, também não quer abrir mão da candidatura à reeleição.

Edylene Ferreira, uma outra solução, também é cotada no âmbito de ser uma mulher que poderia ajudar a agregar votos femininos para a chapa – sem falar no poder de articulação no interior. Seria uma espécie de “nova Célia Sacramento”, que foi vice do ex-prefeito no primeiro mandato em Salvador. Neto deve divulgar o vice, ou a vice, até a próxima sexta-feira, dia da Convenção Estadual do União Brasil, no Centro de Convenções de Salvador. Tribuna da Bahia