Santo Antônio de Jesus recebeu mais uma vez o Festival Regional de Quadrilhas Juninas do Recôncavo da Bahia, que aconteceu neste domingo (9) no Ginásio de Esportes da Urbis II. O evento foi realizado pela Prefeitura de SAJ, em parceria com a Federação Baiana de Quadrilhas (FEBAQ). Um verdadeiro show de dança, beleza e música, reunindo grupos de quadrilhas de diversas cidades vizinhas. O festival reúne nove quadrilhas e um júri técnico escolhe as cinco melhores quadrilhas da região, que, além de troféu, recebem uma premiação. A quadrilha campeã do Recôncavo participará do Festival das Gigantes Regionais, que vai eleger a melhor da Bahia, no dia 04 de agosto, em Salvador. A equipe do Portal Infosaj/TV Recôncavo conversou com a secretária de Cultura Silvia Brito e com Carlos Oliveira, presidente da Federação Baiana de Quadrilhas Junina que falaram da importância do evento.

“Quero agradecer a Secretaria de Cultura de SAJ que para a gente é um prazer muito grande está aqui, essa parceria ela enriquece a cultura, ela faz com que esse movimento junino cada vez mais esteja presente no cenário das manifestações culturais daqui da cidade, isso é muito importante. E também ressaltar que nós vamos ter aqui uma quantidade de quadrilhas que vão estar disputando título de campeã do Primeiro Festival Regional de Quadrilha Junina do Recôncavo. Nada mais do que comemorar, ser aqui em Santo Antônio de Jesus que respira cultura. Nós sabemos também que a campeã desse festival vai representar a região do Recôncavo no Festival de Gigantes Regionais da Bahia. Isso vai fazer com que cada vez mais a gente esteja promovendo a cultura junina e fortalecendo essas quadrilhas que tanto precisam e tanto merece”, disse Carlos Oliveira.

Veja a entrevista completa com a secretária de Cultura de SAJ Silvia Brito e com Carlos Oliveira, presidente da FEBAQ

 

 

 

“É uma alegria muito grande essa parceria que nós começamos no ano passado e para Santo Antônio de Jesus que está entre os grandes os grandes eventos de São João do Nordeste. Hoje somos uma das cidades mais procuradas, um dos destinos mais procurados da Bahia e da região Nordeste em termos de destino do São João, destino junino. Então essa responsabilidade é muito grande e a gente receber hoje aqui as várias cidades do Recôncavo da Bahia para ter esse momento em que a as manifestações culturais da quadrilha junina que fala um pouco da dança, do figurino, da nossa cultura nordestina como se fosse uma grande ópera nordestina. É um espetáculo que envolve a juventude, são meses de treinamento, meses de ensaio e que coisa positiva essa juventude está envolvida com esses objetivos. Então a gente agradece ao prefeito Genival por esse protagonismo que vem dando a cultura local. A gente não somente busca fazer o melhor São João da Bahia, daqueles cinco dias de festa, mas também ao longo de todo o mês de junho todas as manifestações da nossa cultura nordestina enquanto Recôncavo que somos”, disse a secretária Silvia Brito.