A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) apresentará um índice de renovação de 38% na próxima legislatura, a partir de janeiro de 2019. Dos 63 deputados estaduais eleitos, 24 são novatos, que juntos receberam quase 1,4 milhão de votos. O índice de renovação na Casa Legislativa segue a tendência nacional, quando figuras tradicionais da política receberem um revés nas urnas.

 

Em contrapartida, nomes sem histórico de cargos eletivos obtiveram sucesso na disputa eleitoral deste ano. Casos como o do jovem empresário Adalberto Barreto, conhecido como “Dal” (PCdoB). Novo no cenário político baiano, o amargosense surpreendeu como um dos deputados estaduais mais votados na Bahia.

 

O parlamentar conquistou mais de 74 mil votos, ficando atrás apenas de candidatos com padrinhos políticos fortes. Dal construiu sua candidatura percorrendo mais de 80 cidades baianas, sendo o mais votado em cidades como Brejões, Valença, Itagi, Santa Maria da Vitória e Iaçu. O deputado estadual eleito também figurou como o parlamentar mais votado em toda a história política da cidade de Amargosa, localizada no Vale do Jiquiriçá.

 

“Meu mandato representa o clamor popular pelo novo. Não construí minha vida na política, não tenho padrinhos ou indicações de figuras tradicionais do meio, mas tenho energia e dedicação para ajudar as famílias dos quatro cantos da Bahia com muito trabalho. Essa votação expressiva aumenta minha responsabilidade de a cada dia fazer um pouco mais pelos baianos”, destacou.