Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Um alerta de chuva intensa para 122 cidades baianas foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A frente fria é resultado de uma Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), uma zona de baixa pressão formada por nuvens na Linha do Equador e associada a áreas de tempo instável nas regiões Norte e Nordeste.

Segundo a meteorologista do órgão, Cláudia Valéria Silva, as chuvas já começaram na região Sul do estado, e segue para o leste nos próximos dias. Em Salvador, a previsão é de tempo chuvoso a partir da próxima quinta-feira (14).

“Ela é semi-estacionária, ou seja, ela permanece em torno da Linha do Equador durante o ano. Devido às temperaturas mais elevadas, está sempre associada a muitas nuvens. Nessa época do ano, ela tem um deslocamento para o Sul, atingindo o Nordeste brasileiro e favorecendo as chuvas”, explicou.

Alguns dos locais com expectativa de chuva são os municípios de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Vitória da Conquista, Itapetinga e Itabuna. A previsão é de que chova entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Orientação – A recomendação é que, em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Também é recomendado que veículos não sejam estacionados próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. A recomendação também é de evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de emergência é possível acionar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193). Bahia.Ba