Nos corredores da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) o que dizem é que o deputado estadual Alex Lima (PSB) deve ser o próximo candidato a abandonar o pleito pela presidência da Casa no próximo biênio. De acordo com uma peça da base ouvida pelo Bahia Notícias, o deputado estadual esperava ser ungido por Rui Costa (PT) na eleição, mas foi frustrado. Quatro nomes aparecem fortes na corrida pela cadeira.

 

O apoio esperado seria uma forma de compensar o PSB pela exclusão de Lídice da Mata (PSB) da chapa majoritária do governador reeleito. Na última semana, no entando, o governador Rui Costa convocou seu time, disse que não iria interferir na Assembleia Legislativa e revelou que apoiaria o candidato que conseguisse se viabilizar na base segundo o BN.

 

“Ele achava que o governador poderia escolhê-lo”, confessou um deputado do grupo. Aparecem despontando nas articulações para a sucessão de Angelo Coronel os parlamentares Nelson Leal (PP) e Adolfo Menezes (PSD). Apesar do ruído levantado, o PSB reafirmou, em reunião na segunda (26), a candidatura de Lima. Ainda sem apoios declarados, frente a Leal (PP) e os seus 18 votos, Alex Lima tem mais alguns dias para se viabilizar.

 

Rui Costa deu um pouco mais do que duas semanas para os candidatos conseguirem o consenso na base. Se ficar de fora da eleição, o PSB ainda pode tentar acordar com os outros candidatos duas opções para Lima na composição da próxima legislatura da AL-BA: liderança da maioria da Casa ou um lugar na mesa diretora. A articulação também deve depender da acomodação dada a Rosemberg Pinto (PT), candidato que foi aconselhado por Rui à abandonar a eleição.