O ministro Alexandre de Moraes votou a favor da condenação de Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, 67, conhecida como Fátima de Tubarão, pelos ataques em 8 de janeiro de 2023. A sentença proferida é de 17 anos.
Relator do caso, Moraes votou nesta sexta-feira (2) sobre o caso da idosa. Fátima de Tubarão é acusada de cometer crimes como: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa armada.
A idosa terá ainda que pagar uma quantia de R$ 30 milhões, de forma solidária com outros condenados, por causa dos danos causados à União.
Fátima de Tubarão foi presa em janeiro de 2024. Ela chega a aparecer em vídeos gravados durante o ataque à Praça dos Três Poderes. Em uma das gravações, a idosa confirma ter defecado no banheiro e que vai “pegar o Xandão”, em referência ao magistrado Alexandre de Moraes.
Em sua ficha criminal, Fátima possui uma condenação, de 2012, por tráfico de drogas. Ela responde ainda pelos delitos de estelionato e falsificação de documento público em outro processo. Bahia.Ba