Agência Brasil

O senador Álvaro Dias (PR), presidente do Podemos, confirmou nesta quinta-feira (11) que Deltan Dallagnol vai se filiar ao partido é pré-candidato à Câmara. “Fará uma votação histórica para deputado federal no Paraná”, disse o parlamentar em entrevista ao portal Uol. O partido planeja filiar o ex-procurador em dezembro. O procurador deixou o Ministério Público Federal (MPF) na semana passada, dizendo que na política ele pode “fazer mais pelo país”.

Dallagnol seguiu os passos do ex-juiz Sérgio Moro, que formalizou a sua filiação nessa quarta-feira (10), em Brasília (DF). O procurador esteve envolvido em diversas ilegalidades durante a operação Lava Jato. Nesta semana, o Tribunal de Contas da União (TCU) que ele e outros cinco procuradores devolvam o dinheiro recebido com diárias e passagens. Dallagnol também recebeu R$ 33 mil da empresa de tecnologia digital Neoway por uma palestra. A instituição foi citada em uma delação premiada da Lava Jato.

Ainda de acordo com a Vaza Jato, o procurador também pressionou o Judiciário para conseguir a indicação de um juiz “amigo” à frente da Lava Jato, após a saída de Moro. Ainda na esteira das ilegalidades, Dallagnol e o procurador Vladimir Aras não entregaram nomes de pelo menos 17 americanos que estiveram em Curitiba (PR) em 2015, o que não foi informado ao Ministério da Justiça.