O empate sem gols no Ba-Vi disputado no último domingo, na Arena Fonte Nova, deixou o Bahia em situação delicada no Campeonato Baiano. Com apenas mais uma rodada em disputa, o Tricolor está na 5ª posição, com 13 pontos, e está seriamente ameaçado de não se classificar para a próxima fase. Todos os jogos da última rodada da fase de classificação serão disputados no domingo, e o Tricolor enfrenta o Jequié fora de casa.

Uma derrota na rodada final tira do Bahia qualquer chance de chegar à semifinal. O Tricolor pode se classificar com empate ou triunfo, porém, qualquer que seja o resultado, avançar à próxima fase dependerá dos outros jogos.

A distância para Vitória da Conquista, Vitória e Atlético de Alagoinhas, 2º, 3º e 4º colocados, respectivamente, é de apenas um ponto; para o Bahia de Feira, a diferença é de três pontos. Como tem o melhor saldo de gols da competição, primeiro critério de desempate, o Tricolor pode superar até mesmo o Tremendão.

Confira abaixo quais são as possibilidades de classificação do Bahia

Derrota: fica fora.

Empate: classifica, desde que Atlético de Alagoinhas ou Vitória perca.

Vitória: classifica, desde que Atlético, Vitória ou Vitória da Conquista não vença; ou que o Bahia de Feira perca.

Adversário por adversário

Atlético de Alagoinhas
Das três equipes que estão à frente do Bahia, a que tem a vida mais difícil é o Atlético de Alagoinhas, que enfrenta o Jacuipense, sexto colocado e ainda na briga por uma das vagas.

A favor do time treinado por Arnaldo Lira, pesam o momento favorável (três triunfos consecutivos, inclusive sobre o Vitória), o mando de campo no último jogo (estádio Carneirão) e João Neto, que é artilheiro do Baianão, com oito gols.

Vitória
Principal rival tricolor, a equipe de Marcelo Chamusca tem um duelo teoricamente mais fácil, afinal recebe o Fluminense de Feira, que vem de três derrotas seguidas e não tem mais chance de classificação. Nunca é demais lembrar, entretanto, que o Vitória não vence há sete partidas e perdeu os dois últimos jogos que fez no Barradão.

Vitória da Conquista
O Bode demorou a embalar, foi derrotado nas duas primeiras rodadas, mas vive ótimo momento, com quatro vitórias nos cinco últimos jogos, sendo duas consecutivas. A última parada da primeira fase tem contornos dramáticos: enfrenta o Jacobina, que é o lanterna do Baianão, mas joga em casa e ainda briga com o Jequié para não ser rebaixado.

Bahia de Feira
O triunfo no clássico de Feira de Santana contra o Fluminense pôs fim a uma sequência de quatro jogos sem vencer e praticamente sacramentou a classificação do Tremendão. Se vencer o Juazeirense, que já não aspira mais nada na competição, o Bahia de Feira garante a liderança da fase de classificação do Baianão.

A partida entre Jequié e Bahia está marcada para 16h (horário de Brasília), no estádio Waldomirão segundo informações do Globoesporte. Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia