Amiga de Mario Frias, secretário Especial da Cultura, a dentista Edianne Paulo de Abreu foi nomeada como coordenadora-geral do Centro Técnico Audiovisual, órgão que integra a Secretaria Nacional do Audiovisual, que por sua vez é vinculada à pasta da Cultura. De acordo com informação levantada pela Folha de S. Paulo, a nomeação da dentista foi publicada nesta quarta-feira (16), o no Diário Oficial da União, assinada por Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo, pasta à qual a Secult pertence.
Criado em 1985, no Rio de Janeiro, o Centro Técnico Audiovisual, que agora será comandado por Edianne, tem como propósito promover o desenvolvimento da atividade audiovisual no Brasil. Apesar da nomeação para o cargo no governo federal, segundo a Folha, a dentista não menciona qualquer experiência no setor audiovisual em seu currículo na plataforma profissional Linkedin.
Edianne Paulo de Abreu, que em 2018 tentou, sem sucesso, uma vaga como deputada federal pelo PSL do Rio de Janeiro – ela teve 1.413 votos -, foi secretária parlamentar do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), no ano passado. Ex-policial, o parlamentar ficou conhecido após quebrar uma placa em homenagem à vereadora Marielle Franco (Psol-RJ), executada a tiros em março de 2018.
A proximidade de Edianne com Mario Frias pode ser vista em um vídeo publicado no Facebook de Edianne. Na postagem, realizada antes do ator assumir a Secult, a dentista o chama de “amigo Didireita” e fala sobre a importância das eleições municipais para o projeto político de Jair Bolsonaro. O perfil de Edianne ela aparece ainda ao lado de Fabrício Queiroz, ex-policial amigo da família do presidente, investigado pelas chamadas “rachadinhas” no gabinete de Flávio Bolsonaro.