ec vitoria

O pior momento do Vitória na Série B do Brasileiro, que gerou três jogos sem resultados positivos e sem balançar as redes, chegou ao fim no último domingo. Para isso, o Rubro-Negro fez o que é considerado seu “feijão com arroz” na competição: equilíbrio defensivo, bola parada e velocidade. Foi dentro dessas características que o placar de 3 a 0 sobre o Avaí, pela 28ª rodada, no Barradão, foi construído.

De início, era preciso deixar para trás a goleada sofrida diante do CRB, na última rodada. Talvez por isso o técnico Léo Condé tenha realizado cinco mudanças no time, duas em decorrência das suspensões do volante Dudu e do atacante Iury Castilho.

As laterais foram ocupadas por Railan, na direita, e Zeca, na esquerda (saíram Yan e Marcelo). Matheus Trindade e Matheusinho entraram no meio-campo, nos lugares de Dudu e Thiago Lopes, respectivamente, e Léo Gamalho assumiu o posto de Iury Castilho no ataque.

O primeiro tempo foi um nítido exemplo de outros momentos do Vitória na Série B. O time teve dificuldades para construir grandes chances de gol, mas evoluiu em volume ofensivo e terminou com o resultado favorável graças à bola parada.

De início, o retorno de Zeca ao Vitória foi importante para a saída de bola e também a produção ofensiva. Aos 22 minutos, o lateral criou a melhor chance do time até então ao tabelar com Matheusinho e finalizar com perigo.

Na transição defensiva, o Vitória teve dificuldade para bloquear as chegadas do adversário, principalmente nas costas de Railan. Ao menos o problema gerou apenas um lance perigoso do Avaí, em cabeçada livre de Poveda na pequena área.

No ataque, o Vitória não criava muito e ainda reclamou de um pênalti (braço na bola) dentro da área. O árbitro até chegou a revisar o lance, mas decidiu manter a marcação de campo. A boa notícia é que o suspense não abalou o time rubro-negro.

Ainda no primeiro tempo, Léo Gamalho aproveitou uma arma rubro-negra que há tempo não tinha sucesso e abriu o placar em cabeçada após cobrança de escanteio. Foi o primeiro gol do time comandado por Léo Condé dessa forma desde a 18ª rodada da Segundona.

Vitória amplia no segundo tempo

Na segunda etapa, o cenário do jogo não mudou. A única diferença é que o Vitória explorou mais as jogadas de contra-ataque e marcou o segundo gol desta maneira, logo após a entrada de Wellington Nem no lugar de Matheusinho.

A bola na rede foi fruto de ótimo lançamento de Rodrigo Andrade para Railan, que terminou cruzando para trás. Wellington Nem foi travado na tentativa de finalizar para o gol, e Gamalho pegou a sobra para marcar o segundo do Leão e dele no confronto.

Com o resultado favorável e sem sustos na defesa, Léo Condé ainda reforçou o setor com a entrada de Yan Souto no lugar de Osvaldo. Minutos depois, o terceiro zagueiro virou lateral-direito após saída de Railan para entrada do atacante Welder.

As outras mudanças foram Zé Hugo na vaga de Mateus Gonçalves e Gegê no posto de Matheus Trindade. E foi o próprio Gegê que acertou belo chute da entrada da área, com a perna direita (é canhoto), para colocar números finais no jogo, no segundo gol rubro-negro apostando na velocidade.

Em entrevista coletiva após a partida, Condé ressaltou a qualidade do Vitória na bola parada e nos lances de contra-ataque para garantir o resultado positivo.

– Já estava na hora de fazer um gol de bola parada, treinamos isso toda semana. No segundo tempo tivemos as melhores ações, e passamos a aproveitar melhor os contra-ataques, com Nem e Osvaldo, poderíamos ter feito até o quarto gol, mas foi uma partida bem consistente nossa diante do torcedor

No caminho certo

Mais uma vez, Léo Condé conseguiu contornar um momento ruim do Vitória nesta Série B. Desta forma, o treinador vai mantendo o Rubro-Negro na rota do acesso e até do título da competição.

A vantagem de dois pontos para Guarani e Sport na briga pela liderança comprova que o técnico tem tirado o melhor desta equipe em boa parte dos jogos. Se contra o CRB isso não aconteceu, a volta por cima veio na rodada seguinte.

Agora, o Rubro-Negro não terá muito tempo de descanso e preparação, já que vai encarar um novo desafio nesta sexta-feira, quando visita o Ituano, às 21h30 (de Brasília), no Novelli Júnior, pela 29ª rodada pela Série B do Brasileiro. Globoesporte