O ex-presidente Lula foi até Camaçari, nesta sexta-feira (27), antes de encerrar as agendas na Bahia da caravana do PT pelo Nordeste. O líder petista visitou o Senai Cimatec, ao lado do governador Rui Costa (PT) e outras autoridades. No local, ele lamentou a saída da Ford do município.

“Eu andava p*** da vida pelo fato da Ford ter ido embora. Sobretudo ter ido embora da Bahia, porque vim aqui visitar a Ford várias vezes. E a Ford de São Bernardo do Campo, que tem a minha história”, declarou. “Agora estou vendo a quantidade de engenheiros que estão trabalhando aqui e pode quase chegar até ter a mesma quantidade de empregados da Ford, com pessoas qualificadas e ganhando até mais”.

A Ford anunciou a saída de Camaçari em janeiro, quando afirmou que encerrará a produção de veículos no Brasil. Outras duas fábricas da montadora serão fechadas no país e permanecerão funcionando apenas Centro de Desenvolvimento de Produto, também em Camaçari, e o Campo de Provas e sua sede regional, ambos em São Paulo.

Com o fechamento das fábricas, os veículos da montadora vendidos no mercado brasileiro passarão a ser produzidos nas plantas na Argentina e Uruguai, além de importações de outras regiões. Em maio, a montadora fechou um acordo com os 4 mil trabalhadores demitidos e sediados na Bahia. (Bocão News)