O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça, foi sorteado relator da petição submetida à Corte pela Polícia Federal com investigações preliminares a respeito dos supostos assédios sexuais cometidos pelo ex-ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida. A informação é da coluna de Guilherme Amado no Metrópoles.
Caberá a Mendonça decidir se o caso seguirá tramitando junto ao STF ou se será enviado à primeira instância, uma vez que Almeida não é mais detentor de foro privilegiado. Silvio Almeida foi demitido pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na última sexta-feira (6), um dia depois de a coluna do Amado revelar que o então ministro havia sido alvo de denúncias de assédio sexual ao Me Too Brasil. Uma das denunciantes dos supostos assédios é a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.
A coluna de Amado aponta que apurou com 14 pessoas, entre ministros, assessores do governo e amigos de Anielle Franco, como teriam ocorrido os supostos episódios de assédio a Anielle, que incluiriam toque nas pernas da ministra, beijos inapropriados ao cumprimentá-la, além de o próprio Silvio Almeida, supostamente, ter dito a Anielle expressões chulas, com conteúdo sexual. Todos os episódios teriam ocorrido no ano passado. O assunto era de conhecimento do presidente, da primeira-dama, Janja da Silva, e de vários ministros do governo. Bahia.Ba