Animais silvestres foram resgatados do porta-malas de um carro durante abordagem no Km-429 da BR-116, trecho da cidade de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador. A apreensão ocorreu no domingo (4). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os agentes encontraram 8 aves presas em três gaiolas que estavam sujas, com fezes, em ambiente escuro e sem ventilação.

A PRF suspeita de que os animais foram vítimas de maus-tratos. Os pássaros resgatados são da espécie popularmente conhecidas por cardeal, tuim e papa-capim. O motorista que transportava os animais, um homem de 34 anos, informou que as aves estavam na zona rural de Antônio Cardoso, cidade que fica próxima a Feira de Santana.

Segundo a PRF, o motorista disse ainda que pretendia levar os animais para casa. Ele não apresentou a documentação exigida por órgãos ambientais para a criação das aves e vai responder na Justiça Criminal com base na Lei Ambiental 9.605/1998. As aves foram encaminhadas ao INEMA em Feira de Santana e, quando estiverem aptas, serão devolvidas ao habitat natural. G1