Anjo, diabinho, palhaço, abelhinha, marinheiro, piscininha: não faltou criatividade por parte dos foliões na hora de escolher as fantasias para curtir com muita irreverência o 4º dia de festa do pré-carnaval de Salvador, nesta quarta-feira (27).
Desde o momento em que o sol se pôs e o barulho das fanfarras começou a ecoar no Farol da Barra, de onde os bloquinhos saíam em direção ao Morro do Cristo, o que não faltou foi animação por parte de baianos e turistas.
Foto: João Souza/G1
O trio Fernanda Sampaio, Cátia Rodrigues e Edna Sampaio, mora no bairro do Garcia e aproveitou a folga e a indicação de uma amiga para curtir o bloco Mulheres no Comando.
“Sempre saímos juntas no carnaval. Ficamos sabendo desse bloquinho por indicação de uma amiga e está sendo maravilhoso”, disse Fernanda Sampaio.
O clima era de carnaval à moda antiga. Sem os tradicionais trios elétricos, alguns foliões prepararam fantasias para começar bem a folia.
Dona Vera, de 58 anos, se fantasiou e deixou sua casa, no bairro de Cajazeiras 8, para curtir sozinha. Animada, encontrou a carioca Ivy Liberato, que chegou em Salvador nesta quarta-feira e estava aprendendo os passos do carnaval com a baiana.
“Todo ano eu venho sozinha. Minha idade não influencia não, venho sempre e essa animação aqui”, contou a sorridente Dona Vera.
E Ivy complementou, mostrando as pinturas em uma das pernas: “Encontrei essa figura aqui e ela está me ensinando a meter dança. Cheguei hoje do Rio de Janeiro e fico aqui até o dia 8. Mal começou e está valendo a pena, já estou até pintada”.
João Souza/G1
No mesmo ritmo do Fuzuê, Furdunço e Pipoco, a irreverência nas fantasias tomou conta do circuito Sérgio Bezerra. Samira Laranjeira, nascida em Bom Jesus da Lapa, se organizou com a filha e com os familiares para curtir de “Piscininha Amor”.
“Minha filha deu a ideia e está dando super certo. Até minha mãe aceitou a brincadeira”, disse Samira. O desfile das bandas de sopro e das fanfarras atingiu 1 km, após começar no Farol da Barra e ter desfecho no Morro do Cristo.
Foto: João Souza/G1
Com o costume de curtir a folia em blocos de cordas, o casal, Heitor Melo e Thalile Sampaio decidiu fazer diferente neste ano. A aposta foi nas fantasias e na “pipoca”. Na quarta-feira, os baianos escolheram o gladiador e índia guerreira como inspirações.
“A gente sempre saía de bloco, mas esse ano só vamos sair um dia. Investimos nas fantasias e está sendo bem legal. Tem uma diferente para cada dia”, revelou Heitor Melo.
Com a decisão de se fantasiar para descontrair, Diego Ramos, de 28 anos, escolheu o diabinho para curtir as fanfarras. Morador do bairro do Rio Vermelho, em 2018, o rapaz se fantasiou do personagem Zorro.
“Passamos o ano todo tendo que ser sério e esse é o momento para ser feliz. Escolhi o diabo para buscar o contraditório mesmo, um personagem conhecido pelas maldades, mas que no meu caso, é feliz”, disse Diego. (Informações do G1) Foto: Joilson César/ Ag. Haack
Foto: João Souza/G1