Passa a valer a partir desta terça-feira (12), a venda de 46 planos de saúde de 13 operadoras de todo o País. A punição aplicada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é resultado do programa de monitoração de desempenho do setor, que apurou reclamações de consumidores sobre problemas de cobertura assistencial, prazo de atendimento e rede credenciada.

Os 46 planos planos atendem 570 mil beneficiários atualmente. Para esse grupo, o atendimento está garantido aos segurados atuais, segundo a ANS. A restrição é apenas para a captação de novos clientes, justamente para que a empresa possa regularizar a prestação de serviços aos beneficiários que já fazem parte da sua carteira.

Do total de 46 planos, 11 pertencem à Unimed-Rio. Para essa suspensão, a ANS considerou dados do quarto trimestre de 2018 (entre 1º de outubro e 31 de dezembro). Confira a lista dos planos suspensos!

Paralelamente à suspensão desses 46 planos, a agência liberou a comercialização de outros sete, vendidos por duas operadoras, que haviam sido suspensos em ciclos de monitoramento anteriores. Esses produtos poderão voltar a ser vendidos a novos clientes também a partir desta segunda-feira.

Para registrar uma reclamação, o usuário pode utilizar o Disque ANS (0800-701-9656). Outras opções são a Central de Atendimento ao Consumidor, no portal da agência ( www.ans.gov.br ), e um dos 12 núcleos localizados em diferentes cidades do Brasil. Somente no quarto trimestre, foram registradas 19.186 reclamações de natureza assistencial.