O jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Santos, foi um marco para Biel e Jacaré em 2023. Naquele dia 31 de maio, o Bahia avançou no mata-mata nacional, mas perdeu duas de suas principais referências na temporada até ali. Recentemente recuperados das lesões musculares, os jogadores, até pouco tempo titulares absolutos, buscam retomar espaço no Tricolor. E o desafio agora vai ser mostrar serviço para o novo treinador, uma vez que Renato Paiva pediu demissão.
Responsável por oito gols e seis assistências em 2023, Biel dividia com Cauly o protagonismo no ataque do Bahia até sofrer lesão muscular na região posterior da coxa. O atacante era titular absoluto do time e somava 30 participações em 35 jogos do Esquadrão na temporada até ir parar no departamento médico.
A moral de Biel no Bahia é tão grande que o atacante herdou a camisa 10 de Daniel, que no meio do ano retornou para o Fluminense.
Jacaré era outro nome certo nas escalações de Renato Paiva. Entre atuações como atacante e lateral-direito, também disputou 30 dos primeiros 35 compromissos do Bahia em 2023. Ao longo dessas partidas ajudou o time com seis gols e quatro assistências.
Do departamento médico, Biel e Jacaré viram muitas mudanças acontecerem no Bahia. O Tricolor buscou reforços, definiu uma nova formação, e novos jogadores ganharam espaço no time titular.
A lateral direita, antes dominada por Jacaré, agora pertence a Gilberto. No ataque, Biel viu Ademir e Rafael Ratão se firmarem como titulares. Gilberto, Ademir e Ratão, inclusive, estiveram no onze inicial do Bahia nas últimas cinco partidas e faziam parte da equipe base de Renato Paiva, que deixou o clube na última quarta-feira.
Gilberto tem sido tão dono da lateral direita que Jacaré até deixou de ser uma opção para o setor. O atacante, que se recuperou antes de Biel, já disputou seis partidas desde a lesão sofrida contra o Santos. Em todos os jogos o camisa 29 começou no banco e entrou na sua função de origem.
Jacaré depois da lesão:
- São Paulo 0 x 0 Bahia: 29 minutos em campo
- Bahia 3 x 1 América-MG: 15 minutos em campo
- Atlético-MG 1 x 0 Bahia: 16 minutos em campo
- Bahia 4 x 0 Bragantino: 28 minutos em campo
- Botafogo 3 x 0 Bahia: 27 minutos em campo
- Bahia 1 x 1 Vasco: 12 minutos em campo
Biel voltou mais recentemente, mas segue na mesma luta por minutos em campo. Ele agora enfrenta as concorrências de Rafael Ratão, reforço contratado enquanto o camisa 10 estava lesionado, e Ademir, que já estava na casa e cresceu de produção com a sequência no time titular.
Biel depois da lesão:
- Botafogo 3 x 0 Bahia: 27 minutos em campo
- Bahia 1 x 1 Vasco: 29 minutos em campo
Na partida contra o Vasco, inclusive, Biel foi utilizado em outra função. O camisa dez jogou por dentro, no lugar Léo Cittadini, que por sua vez fez o papel de Cauly, atualmente no departamento médico. Ainda sem ritmo de jogo e fora da posição ideal, o atacante não conseguiu desenvolver seu melhor futebol no último domingo.
Mesmo com o tempo fora de ação, os dois ainda figuram na lista de jogadores que mais participaram de gols do Bahia em 2023.
- Everaldo: 14 gols e 4 assistências
- Biel: 8 gols e 6 assistências
- Cauly: 8 gols e 5 assistências
- Jacaré: 6 gols e 4 assistências
- Kayky: 4 gols e 5 assistências
Em meio a busca por espaço no Bahia, Jacaré e Biel vão ter como motivação extra a chegada de um novo treinador. Rogério Ceni está acertado com o Tricolor e deve comandar o time já na partida da próxima quinta-feira, contra o Coritiba, no Couto Pereira. Por lá, a bola começa a rolar a partir das 20h (de Brasília). Globoesporte