EC Bahia

A temporada 2020 do Bahia será encerrada neste domingo, quando o time encara o Fortaleza no Castelão, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Durante o ano, o sonho com uma vaga para a Libertadores da América foi palpável. Porém, um segundo turno ruim, com apenas quatro triunfos em 18 partidas realizadas, inviabilizou a classificação para o principal torneio do continente.

Com 50 jogos na temporada, o volante Gregore esteve presente nos bons e maus momentos do Bahia em 2019. Com a experiência de quem esteve em campo, o atleta tricolor aprova o desempenho global do time no ano, mas afirma que a campanha serve de aprendizado para o futuro.

“Foi uma temporada boa. Fizemos um primeiro turno muito bom e acabamos oscilando um pouco no segundo. Mas, no geral, foi um ano muito bom do clube. Acredito que temos algumas coisas para melhorar, porém foi um ano de muito aprendizado, e isso é muito bom para nosso elenco. (…) Não acho que faltou algo, mas deixamos de conquistar pontos importantes em alguns jogos, e isso foi crucial. Foi o primeiro ano em que brigamos pela vaga na Libertadores, e temos que levar como aprendizado”.

Contra o Fortaleza, o Bahia pode superar a campanha do Brasileirão de 2017, a melhor do clube na era dos pontos corridos. Há dois anos, o time encerrou a competição com 50 pontos, na 12ª colocação. No ano passado, a posição na tabela foi melhor, com um 11º lugar, mas o time obteve 48 pontos.

Na 11ª colocação com 49 pontos, o Bahia precisa vencer o Fortaleza neste domingo para superar a campanha de 2017. Com um empate, o Tricolor iguala a pontuação de dois anos atrás, mas corre o risco de perder duas colocações e finalizar a Série A até em 13º.

A possibilidade de fazer uma campanha melhor que a de 2017 existe, mas Gregore espera que, no futuro, o Bahia possa fazer mais. Já para 2020, ele mira objetivos maiores.

“Nossa expectativa é brigar por coisas grandes. Aprender com nossos erros desse ano e fazer uma temporada melhor ainda para buscar objetivos maiores, porque o clube merece”.

Para a partida deste domingo, o Bahia não contará com Flávio e Arthur Caíke, que estão suspensos. Após o jogo contra o Fortaleza, o elenco profissional tricolor entra de férias. A reapresentação será em janeiro. Globoesporte