Na quinta-feira (30), o governador Rui Costa passou pelas regiões do Baixo Sul e do Vale do Jiquiriçá, visitando cidades atingidas pelas enchentes. Foram feitas vistorias para articular ações de redução de impactos junto às prefeituras em Wenceslau Guimarães, Teolândia, Santa Inês, Ubaíra, Jiquiriçá, Mutuípe e Laje. Dentre as providências tomadas estão a organização de mutirões para reconstrução de casas, proteção de encostas e recuperação de ruas.

O governador também anunciou que, a partir da próxima semana, um posto da Agência de Fomento do Estado (Desenbahia) será montado no Vale do Jiquiriçá para ofertar crédito sem juros e em condições especiais aos comerciantes que tiveram prejuízos com as chuvas. O SAC Móvel também será disponibilizado para que a população possa tirar documentos de forma gratuita. Rui concluiu afirmando que “2022 é o ano da reconstrução, de recuperar nossas cidades”.

“É muito trabalho, é muita coisa que vai precisar ser feita. Seja para construir casas, recuperar ruas, segurar encostas para não derrubar casa… Enfim, vamos cuidar da vida humana, cuidar das pessoas. Já na semana que vem teremos o Desenbahia aqui no Vale do Jequiriçá para apoiar a retomada do comércio, além de realizar outras ações. Então 2022 é trabalhar e trabalhar. Com certeza será o ano da reconstrução”, disse o governador. Bahia.Ba