Foto: Reprodução/Redes Sociais

Já pensou em receber um alerta sobre tiros no seu bairro quando estiver voltando para casa? Ou utilizar dados exclusivos sobre mortes e crimes cometidos com arma de fogo para cobrar políticas públicas que tragam mais segurança no seu estado? Pois então, isso é possível graças ao Fogo Cruzado, que chega dia 1º de julho à cidade de Salvador e região metropolitana. O aplicativo* Fogo Cruzado, que está à serviço da segurança pública da população, funciona de forma colaborativa e anônima, a partir do registro de dados e informações sobre tiroteios e violência por arma de fogo*.

Presente desde 2016 mapeando a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, e desde 2018 mapeando a Região Metropolitana do Recife, o app foi criado pelo Instituto Fogo Cruzado, e chega à Bahia não apenas para alertar às pessoas sobre os disparos, mas, também, para produzir dados, análises e identificar informações.

Para baixar o aplicativo, basta escrever “Fogo Cruzado” nas buscas para sistemas iOS ou Android. “Basta isso para enviar informações relativas a tiros como um todo. Se está acontecendo agora, manda. Viu algo? Manda! Nós colocamos na base de dados e se isso aconteceu imediatamente, soltamos o alerta no app. E assim, as pessoas vão poder analisar se chegam no local, ou não. Se aconteceu em outra hora e não precisa do alerta, ok também, coloca na base de dados”, explica Cecília Olliveira, especialista em segurança pública e diretora executiva do Fogo Cruzado. Tribuna da Bahia