A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) anunciou nesta última terça-feira (24) que se licenciou das atividades parlamentares por tempo indeterminado. A decisão ocorre após o assassinato do irmão dela, o ortopedista Diego Ralf de Souza Bomfim, e de outros dois médicos no dia 5 de outubro, no Rio de Janeiro. A informação foi divulgada por meio de comunicado publicado no X (antigo Twitter).
No texto, Sâmia agradece a solidariedade com ela e seus familiares após o assassinato “bárbaro” do irmão. Os médicos e amigos de Diego, Marco de Andrade Corsato e Perseu Ribeiro de Almeida, também foram mortos na ação criminosa que vitimou o irmão da parlamentar. Assinada pela assessoria da deputada, a nota diz que a licença das atividades parlamentares acontece em “decorrência da situação”.
Segundo a equipe de Sâmia, gradualmente, as atividades nas redes sociais serão retomadas, para “apoiar e dar visibilidade às lutas e demandas sociais com as quais o mandato é comprometido”. A equipe também esclareceu que o mandato, em Brasília e São Paulo, continuará trabalhando e construindo “as lutas por justiça social e em defesa dos direitos do povo”. Também foi informado que a parlamentar e sua equipe seguirão “incessantemente na batalha por justiça por Diego, Marcos e Perseu”.