Foto: Valma Silva / G1 BA

Após o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a flexibilização de medidas restritivas, os turistas voltaram a frequentar Salvador. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia (ABIH-BA), em junho deste ano, a taxa de ocupação de hotéis chegou a 36% na capital baiana. No mesmo período 2019, a média era de 53,2%. Já em junho de 2020, esse número caiu para 19,4% por causa da pandemia da Covid-19.

Uma turista que veio de São Paulo precisou remarcar a viagem duas vezes por causa da pandemia. “Essa viagem já estava programada. É um sonho realizado”, diz a turista.
Quem também comemorou o aumento do número de turistas na cidade foi Fernanda Gamel. Ela é chefe de cozinha e tem um restaurante no Centro Histórico de Salvador há seis anos.

Durante o período mais restritivo da pandemia, ela chegou a vender apenas uma refeição por dia. No entanto, após as medidas serem flexibilizadas, a chefe está vendendo cerca de 100 pratos diariamente. “Não arredamos o pé daqui desse lugar. Estamos colhendo os frutos agora”, comenta Fernanda. Em julho de 2020, o aeroporto da capital baiana recebia em média 140 mil passageiros por mês.

Já em julho deste ano, o número aumentou para 520 mil e Salvador se tornou a capital do nordeste com maior crescimento na visitação de turistas. “Hoje temos voos para todas as capitais do nordeste, para todas as regiões do país e, sem dúvidas, a expectativa para os próximos meses, com o avanço da vacinação, é que esses números melhorem ainda mais”, explica Marcus Campos, que é gerente de marketing no aeroporto da capital baiana. G1