O ministro da Casa Civil, Rui Costa, saiu em defesa do governo federal das críticas do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), à atuação no combate às queimadas. O mal estar ocorreu após a reunião entre representantes do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os chefes dos executivos locais.
Caiado mostrou insatisfação com a reunião realizada no Palácio do Planalto, na quinta-feira (19). A jornalistas, o governador afirmou que o governo federal não estava preparado para combater as queimadas que assolam o país e que “foi procrastinando” a execução de ações.
O governador ainda avaliou que o governo Lula agiu tarde no combate às queimadas, uma vez que as medidas teriam sido anunciadas em período próximo ao fim da estiagem. Ele ainda ironizou a ausência do presidente Lula na reunião.
Momentos depois, Rui Costa rebateu as declarações e afirmou que a insatisfação exposta à imprensa não tomou lugar durante a reunião. Ele ainda destacou que o governo tem tomado ações para conter os danos relacionados à seca e às queimadas há mais de três meses.
“Nós estamos há três meses fazendo reuniões com os estados. Alguns governadores não vieram para as reuniões anteriores […] Tem alguns [governadores] que não vieram nas outras, talvez por isso estejam estranhando e achando que é a primeira”, disse o ministro da Casal Civil.
A reunião, realizada na tarde de hoje, contou com a presença de nove governadores e dois vice-governadores. Ainda marcaram presença representantes dos ministérios da Justiça, Meio Ambiente, Integração e Desenvolvimento Regional e Relações Institucionais. Bocão News