Foto: TV Globo
A Rede Globo vai produzir um especial de fim de ano apenas com atores, diretores e roteiristas locais. A produção, que será feita em uma parceria da Globo Filmes, braço cinematográfico do Grupo Globo, com a TV Bahia, afiliada da emissora no Estado, acontecerá após a emissora sofrer críticas  pela falta de representatividade na novela Segundo Sol, que se passava em Salvador mas apresentava uma Bahia essencialmente branca.
Inicialmente, a exibição será feita localmente no mês de dezembro e pelo Globoplay, mas há chance de ele ser transmitido em rede nacional. O projeto já foi escolhido e anunciado em um encontro de executivos da TV Bahia com poucos jornalistas em Salvador na semana passada. As gravações serão no segundo semestre.
A TV Bahia foi responsável por captar os projetos, numa espécie de concurso com 32 roteiros foram inscritos. O escolhido foi Beleza da Noite, do dramaturgo Gildon Oliveira. A direção ficará a cargo de Dayse Porto e Cecília Amado, com produção-executiva de Tiago Tão.
O especial contará a história de uma mulher negra, que é mãe solteira e mora numa comunidade carente de Salvador. Ao notar que a filha se incomoda por ser negra, a mãe decide entrar no concurso Deusa do Ébano, promovido pelo movimento Ilê Aiyê e considerado o mais importante evento de beleza negra do Brasil. Bocão News