EC Bahia

Montar o sistema defensivo será o principal desafio da comissão técnica do Bahia para a partida contra o São Paulo, marcada para o próximo sábado, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 23ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Com Lucas Fonseca e Anderson Martins suspensos, Ernando e Juninho são as únicas opções do elenco profissional à disposição para o fim de semana. Se forem confirmados, eles reeditarão uma dupla de zaga que atuou junta pela última vez há dois meses.

A última vez que Ernando e Juninho formaram a linha de zaga tricolor foi na derrota para o Athletico-PR, em setembro. Nas rodadas seguintes, Ernando ganhou a posição de lateral-direito e viu a dupla de zagueiros da equipe ser formada por Lucas Fonseca e Juninho. Recentemente, Anderson Martins também foi utilizado no setor. A dupla formada por Ernando e Juninho foi escalada em oito jogos na atual temporada.

O retrospecto não é dos melhores: com duas vitórias, dois empates e quatro derrotas. Nas oito partidas, o Bahia foi vazado dez vezes, o que rende uma média superior a um gol a cada 90 minutos. Ernando e Juninho foram, inclusive, titulares no empate em 1 a 1 com o São Paulo no primeiro turno do Brasileirão. Na ocasião, o Bahia abriu o placar com Rossi e teve um pênalti desperdiçado por Gilberto.

Luciano empatou para o time paulista. Ernando se machucou no fim de outubro e passou as últimas semanas no departamento médico. O defensor voltou a ser relacionado no jogo contra o Unión Santa Fe, pela Copa Sul-Americana, mas não chegou a entrar em campo.

Como terá apenas Ernando e Juninho como opções para a defesa, a comissão técnica do Bahia deve relacionar um dos zagueiros das categorias de base para a partida contra o São Paulo. Atuais titulares da equipe sub-20, Pedro Fabhiano e Gabriel Xavier são os principais candidatos a ficar no banco do Bahia no próximo sábado. Com 28 pontos, o Bahia ocupa a 10ª colocação da Série A. O São Paulo tem 37 pontos e aparece na 3ª posição. A equipe paulista vem de uma sequência de sete jogos sem derrotas. Globoesporte