Fotos: Julia Prado/MS

Acusada por Nísia Trindade de fazer fake news sobre vacinas, a deputada Bia Kicis (PL-DF) pretende convocar a ministra da Saúde a explicar as acusações de ontem na live com Lula. Presidente da Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara, Bia Kicis apresentou na terça-feira (12) um requerimento de convocação da ministra. A informação é da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo.

No pedido, a deputada diz que as declarações de Nísia são uma “ameaça que caracteriza grave afronta ao parlamento e às prerrogativas e imunidades parlamentares”. Na live com o presidente, Nísia afirmou que o governo quer investigar as declarações falsas sobre saúde feitas durante uma sessão da Comissão de Fiscalização e Controle.

“Movimentos antivacinas existem no mundo há alguns anos, mas agora nós temos uma estratégia deliberada de usar falsas informações científicas. O que nós vimos, e isso é uma coisa para entristecer, são lives promovidas por uma comissão dentro da Câmara federal, a Comissão de Fiscalização, em que médicos falam que a vacina pode causar mortes, no caso da vacina da Covid, por miocardite. Tudo fake news, sem base científica, mas aparecendo como fosse informação científica […]”, afirmou a ministra. “O que nós fizemos foi criar um programa que é o Saúde com a Ciência, junto com a Secom, com a AGU, com a CGU, para que esses casos sejam investigados. Tudo isso é notificado”, completou Trindade. Bahia.Ba