EC Vitória

Os últimos seis jogos com apenas um gol sofrido evidenciam a evolução defensiva do Vitória. O bom aproveitamento, diga-se de passagem a partir da chegada de Carlos Amadeu, fizeram com que a equipe deixasse de carregar o peso da pior defesa da competição (é a penúltima, atrás do São Bento). Contudo, o treinador do Vitória tem uma outra deficiência para corrigir. O Rubro-Negro fez quatro gols nas últimas seis vezes que esteve em campo e diminuiu a sua média na competição.

O Vitória tem o 12º aproveitamento no ataque entre as equipes que disputam a Série B, com 18 gols marcados em 20 jogos (média de 0,9). Nas últimas seis partidas, a média foi de 0,6 gol. E o rendimento caiu ainda mais se o recorte for dos últimos quatro jogos: a equipe de Carlos Amadeu balançou as redes uma vez apenas.

O próprio treinador do Vitória reconheceu essa dificuldade em entrevista coletiva após o empate contra o Botafogo-SP. Amadeu, contudo, lembrou que o time atravessa uma sequência de jogos, com compromissos duas vezes por semana e tem pouco tempo de treino no campo.

– A gente conseguiu dar consistência defensiva. A gente parou o sangramento que tínhamos de tomar gols. Mas a parte mais difícil é a parte da ordenação, da concatenação de jogadas e de criação. E isso é a parte mais complexa, exige um tempo e um treinamento específico para isso. A gente tem condições de fazer, mas, neste momento, a gente lança mão, muitas vezes, da sorte – disse Amadeu.

Os 18 gols do Vitória na Série B:

Dentro da área: 13
Fora da área: 5
De cabeça: 6

Os artilheiros

A dupla de centroavantes do Vitória não atravessa um grande momento. Anselmo Ramon é o goleador do Vitória na Série B, com quatro gols, mas não marcou nos últimos sete jogos. Companheiro de ataque de Anselmo, Jordy Caicedo tem um gol pelo Rubro-Negro e não balança as redes há quatro partidas.

Artilharia do Vitória na Série B:

4 gols: Anselmo Ramon;
3 gols: Felipe Gedoz;
2 gols: Everton Sena e Ruan Levine;
1 gol: Caíque Souza, Chiquinho, Felipe Garcia, Jordy Caicedo, Lucas Cândido, Neto Baiano e Wesley.

E a criação?

Em números do Footstats.net, o Vitória é o 13º em finalizações na Série B, com 236 em 20 jogos: 77 foram certas (no gol) e 159 erradas. Felipe Gedoz é quem mais conclui a gol, com 35 finalizações, seguido por Wesley (26) e Anselmo Ramon (25). Apesar de viver momento ruim e ter recebido vaias da torcida no último jogo do time, o meia Nickson é o líder em assistências para gols do Vitória na Série B (três em 11 jogos).

Líderes em assistências do Vitória:

Nickson: 3;
Anselmo Ramon e Wesley: 2;
Felipe Gedoz, Rodrigo Andrade, Felipe Garcia e Matheus Rocha: 1.

Com pontos a corrigir, o Vitória (15º colocado) tem o Vila Nova (17º) como próximo adversário na Série B. As duas equipes têm os mesmos 21 pontos e se enfrentam às 19h15 (horário de Brasília) desta terça-feira, no estádio Olímpico. Globoesporte