Ciro Gomes, ex-governador do Ceará e figura proeminente do PDT, voltou a gerar indignação ao proferir novos ataques machistas contra a senadora Janaína Farias, do Partido dos Trabalhadores (PT). Em uma entrevista ao Jornal Jangadeiro, Ciro disparou uma série de comentários desrespeitosos e depreciativos em relação à parlamentar.
O episódio marca mais um capítulo de uma disputa política entre Ciro e o PT, que teve início no início do mês, quando o ex-governador fez uma declaração ofensiva à senadora, referindo-se a ela como “assessora para assuntos de cama”. Agora, em sua nova entrevista ao Jornal Jangadeiro, Ciro Gomes questionou a qualificação da senadora para ocupar uma vaga no Senado Federal.
“[O ministro da Educação] Camilo [Santana] faz chegar no Senado Federal, manipulando, uma pessoa cuja qualificação é nenhuma. Aí eu acuso. Qual é o mérito dela? Usei uma palavra mais moderada, falei que era assessora para assuntos de alcova. Pois bem, em vez de ser assessora de alcova, agora vou substituir, ela é simplesmente a pessoa que organizava as farras do Camilo Santana. É disso que tô dizendo. O que tenho a ver com a vida particular de Santana? Nada. E a vida particular dela? Nada. Agora, botar no senado? A voz do Ceará no Senado, mulher cearense representada no Senado por uma cortesã”, disse Ciro.
As declarações de Ciro Gomes no início do mês geraram uma onda de indignação, não apenas entre os membros do Partido dos Trabalhadores, mas também entre ativistas e defensores dos direitos das mulheres, que repudiaram o discurso do ex-governador como sendo machista e desrespeitoso. Brasil247