Nara Gentil/CORREIO

Três gripários e duas mini Unidades de Pronto Atendimento, conhecidas como mini UPAs, foram desativadas em Salvador. O desligamento dessas unidades aconteceu na terça-feira (1º) e é justificado pela queda no número de casos de Covid-19 na cidade. Dos gripários, apenas a tenda no bairro dos Barris segue funcionando em Salvador e atende pessoas com sintomas da Covid-19.

Em de janeiro deste ano, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Pirajá e do IAPI foram transformadas em mini UPAs. Com a nova alteração, as unidades voltaram a atuar como UBS. Também foram desativados os gripários da ilha de Bom Jesus dos Passos, do Pau Miúdo e Pirajá/Santo Inácio, unidades que compõem a rede de urgência e emergência no atendimento aos pacientes com síndromes gripais.

A prefeitura também pretende desativar 50 leitos exclusivos Covid-19, porém não foi informada a data de quando isso vai ocorrer. A desativação dos leitos acontecerá por causa da queda na taxa de ocupação e o fim do financiamento desses equipamentos por parte do governo federal. G1