Confirmado como novo ministro do Turismo na quinta-feira (13), o deputado Celso Sabino (União-PA) afirmou que assumirá a pasta com “responsabilidade” e “disposição” para desenvolver o setor no Brasil. Sabino teve a indicação ao ministério oficializada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após semanas de negociações. Segundo nota oficial, a nomeação sai nos próximos dias no “Diário Oficial da União”.
A nomeação do deputado faz parte das ações do governo para melhorar a articulação no Congresso Nacional. A troca no comando da pasta era aguardada pela bancada do União Brasil na Câmara. Com a entrada do parlamentar, Daniela Carneiro deixará a pasta e deverá retomar o mandato de deputada federal. Lula espera que a nomeação de Sabino assegure mais votos do União Brasil na Câmara. Na Casa, a sigla tem 59 deputados.
Embora ainda seja filiada ao União Brasil, Daniela não era vista pelos deputados como parte da cota da sigla na Casa. Há meses, ela aguarda o resultado de uma consulta feita ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para deixar o partido sem perder o mandato. A expectativa é que ela migre para o Republicanos.
Em vídeo divulgado à imprensa, Celso Sabino confirmou ter recebido e aceitado o convite para assumir o comando da pasta. Ele também agradeceu a Lula e aos deputados da bancada do União Brasil.
“Acabei de sair de uma reunião no Palácio do Planalto com o presidente Lula, onde recebi e aceitei o convite para ser o novo ministro do Turismo no Brasil. Agradeço ao presidente pela confiança. Agradeço à minha bancada do União Brasil na Câmara dos Deputados. Assumo com responsabilidade, muita disposição e vontade de fazer com que o turismo no nosso país signifique aquilo que significa em outras nações, com mais emprego, mais renda e mais desenvolvimento, trazendo divisas para favorecer a construção do Brasil que todos nós queremos”, afirmou. G1