A derrota para o Santos, na última segunda-feira, fez o Bahia voltar a ligar o sinal de alerta na briga contra o rebaixamento. Na beira do Z-4 e com Santos e Vasco colados e embalados, o Tricolor precisa de um aproveitamento superior ao atual nos 14 jogos restantes do Brasileirão para se garantir na elite em 2024.
Desde que a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro passou a ser disputada com 20 clubes, na era dos pontos corridos, um clube precisa atingir 45 pontos para evitar o rebaixamento. Gilcione Nonato Costa, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), analisa que o Bahia terá apenas 0.6% de risco de rebaixamento se atingir tal pontuação no Brasileirão 2023.
Com 25 pontos, o Tricolor tem que vencer seis partidas e empatar duas para somar 20 pontos nos 14 confrontos restantes. Desta forma, o aproveitamento do Esquadrão nesta reta final de Série A tem que ser de 47%, valor superior ao atual, que é de 34%.
“Com 45 pontos, as chances de queda são bem pequenas. Ultimamente, as equipes estão se salvando com 42/43 pontos. Somente uma equipe caiu com 45 pontos, que foi o Coritiba, em 2009”.
Mas há um cenário menos complicado para o Bahia. De acordo com Gilcione Nonato Costa, com 42 pontos, o Tricolor tem apenas 17% de chance de ser rebaixado. Então, é possível que, com cinco vitórias e dois empates (desempenho de 40%), o Esquadrão comemore a sua permanência.
– Eu peguei o desempenho do Bahia até o momento e fiz milhares de simulações. E o Bahia só começa a ter uma chance considerável de se salvar quando chega aos 42 pontos. Se terminar com 41, a chance de queda é de 34%. Se terminar com 40 pontos, a chance de queda é de 54%. Então, o que precisa fazer, de fato, é terminar o campeonato com mais de 40 pontos, pelo menos, para sonhar em se salvar. Com 42 pontos, a chance de cair é uma em seis, bem pequena. As projeções apontam que o Bahia vai terminar o campeonato em torno de 40 pontos, e tem que melhorar um pouco mais para chegar a 42, 43 – projetou o professor da UFMG.
Chance de queda do Bahia por pontuação:
- 39 pontos – 73%
- 40 pontos – 54%;
- 41pontos – 34%;
- 42 pontos – 17% (boa chance de escapar);
- 43 pontos – 7%;
- 44 pontos – 2%;
- 45 pontos – 0.6% (número mágico);
- 46 pontos – 0.13%;
- 47 pontos – 0.01%;
- 48 pontos – 0%.
– No momento, temos duas equipes com altíssimas chances de queda. Coritiba e América-MG dificilmente se salvarão, e existem quatro equipes com risco considerável de queda: Bahia, Santos, Vasco e Goiás. Essas equipes, atualmente, têm probabilidades próximas de 50%. Muito provavelmente, dessas quatro equipes, vão sair dois times que devem ser rebaixados. A questão é que o Vasco vem de reação. O que penalizou o Bahia nesse momento foi a derrota para o Santos, adversário direto – detalhou Gilcione.
Bahia de olho na porcentagem:
- Aproveitamento atual do Tricolor: 34%
- Aproveitamento para se salvar, mas ainda com risco considerável: 40%
- Aproveitamento para se salvar com risco mínimo: 47%
Saldo de gols como “arma” tricolor
De acordo com o especialista em probabilidades ligadas ao futebol, o Tricolor tem como ponto favorável um saldo de gols superior em relação aos seus adversários diretos na luta contra a degola, que são Goiás, Santos e Vasco.
Em um eventual empate em pontos e vitórias, o time baiano fica na frente na tabela de classificação. Vale lembrar que há um equilíbrio entre esses clubes no número de resultados positivos.
– Foi levado em consideração número de vitórias, saldo de gols, que no momento, é favorável ao Bahia, que tem um saldo negativo de cinco gols – detalhou o especialista.
Saldo de gols dos adversários diretos do Bahia na luta contra o Z-4:
- Goiás – 15º colocado, com 26 pontos, seis vitórias e saldo negativo de dez gols negativos;
- Bahia – 16º colocado, com 25 pontos, seis vitórias e saldo negativo de cinco gols;
- Santos – 17º colocado, com 24 pontos, seis vitórias e saldo negativo de 17 gols;
- Vasco – 18º colocado, com 23 pontos, seis vitórias e saldo negativo de nove gols.
Resta esperar e ver qual número o Bahia vai alcançar ao final do Campeonato Brasileiro. O próximo capítulo será contra o Flamengo, em jogo no dia 30 deste mês, um sábado, às 16h (de Brasília), no Maracanã, pela 25ª rodada do Brasileirão. Globoesporte