Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

Aos 25 anos, Lucas Arcanjo pode dizer que já viveu de tudo no futebol. Presente em todas as fases de turbulências do Vitória ao longo dos últimos cinco anos, o goleiro testemunhou rebaixamentos, trocas de presidentes, protestos… Por outro lado, ele também pode “bater no peito” e dizer que acompanhou a volta do por cima do clube. Mais que isso. Que foi uma um dos protagonistas de retorno do Leão para a Primeira Divisão.

Formados nas categorias de base do Vitória, Lucas Arcanjo é o jogador do atual elenco com mais partidas pelo clube. Ele soma 127 jogos desde que virou profissional, em 2019. “Muita emoção. A gente que veio da base, tem uma paixão imensa pelo clube. São nove anos aqui dentro”, disse Arcanjo em entrevista nos últimos dias.

Ainda nas categorias de base, Arcanjo viu de perto a derrocada do Vitória em 2018, quando o time caiu para a Segunda Divisão após uma campanha vexatória, a segunda pior do Leão na era dos pontos corridos. Na época, o jovem goleiro integrava o elenco sub-20 e sub-23 do clube e nem era relacionado entre os profissionais, que tinham Fernando Miguel como referência na posição.

A estreia de Lucas Arcanjo como jogador profissional já foi em época turbulenta. Em 2019, aos 20 anos, ele teve a sua primeira oportunidade na derrota para o São Bento, por 3 a 1, pela 4ª rodada da Série B 2019, competição que o Rubro-Negro brigou contra o rebaixamento. Arcanjo foi relacionado para outras 15 partidas, mas não voltou a entrar em campo pela equipe principal em 2019.

O Vitória em 2019

Competição Resultado
Campeonato Baiano 1ª fase
Copa do Nordeste Quartas de final
Copa do Brasil 1º fase
Série B 12º lugar

 

Em 2020, o Vitória seguiu com dificuldade em competições de nível técnico baixo, voltou a lutar contra o rebaixamento na Série B e ainda sofria com a crise política. E foi neste contexto que Arcanjo conquistou um pouco mais de espaço na equipe profissional. Na ocasião, o goleiro fez cinco jogos, sendo um pela Copa do Brasil, um pela Copa do Nordeste e três pelo Campeonato Baiano.

O Vitória em 2020

Competição Resultado
Campeonato Baiano 1ª fase
Copa do Nordeste quartas de final
Copa do Brasil 3ª fase
Série B 14º lugar

 

Globoesporte