Pelo 44% dos candidatos que disputaram cargos eletivos pela Bahia neste ano ainda não tiveram suas contas prestadas e apuradas pelo sistema do Tribunal Regional Eleitoral. Os postulantes e partidos que concorreram aos cargos das eleições gerais em 2018 deviam prestar contas à Justiça Eleitoral até terça (6). A maior taxa de abstenção, até o momento, são de contas de candidatos baianos ao Congresso Nacional.
Enquanto aproximadamente 47% dos candidatos a deputado federal pela Bahia ainda não prestaram as suas contas a Justiça Eleitoral, a taxa entre os candidatos a deputado estadual fica próximo aos 44% segundo informações do Bahia Notícias. O estado da Bahia tem 1.159 prestações pendentes. Até o momento, 509 candidaturas não cumpriram a entrega.
São eles: 277 candidatos a deputado estadual, 231 estaduais e 1 senador. Na prestação de contas, os candidatos devem justificar como geriram recursos financeiros e bens estimáveis em dinheiro para tentar as vagas. O candidato ou partido que não tiver movimentado recursos nesse período não está isento de prestar contas. Mesmo quem renunciou à candidatura, foi substituído ou teve registro indeferido pela Justiça Eleitoral deverá fazê-lo.
O TRE ainda trabalha no processamento das informações inseridas no sistema e, por isso, os dados ainda podem sofrer alterações. Com 55,91% das suas contas entregues, a taxa de candidaturas quitadas com o TSE na Bahia gravita na média nacional, que teve 58,60% dos candidatos já com contas prestadas.
As prestações de contas de candidatos e órgãos partidários estaduais devem ser feitas diretamente ao TRE-BA. Já os órgãos municipais devem levar essa justificativa ao Cartório Eleitoral de jurisdição do município. Para a prestação de contas, é obrigatória a constituição de advogado.