Mário Agra/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), não conseguiu até agora unificar o apoio de seu grupo a um só nome como candidato à sua sucessão. Lira buscou nesta semana fechar com os três principais candidatos o apoio a um só candidatura, só que não encontrou receptividade para sua proposta.

Os três principais candidatos, Elmar Nascimento (União-BA), Marcos Pereira (Republicanos-SP) e Antônio Brito (PSD-BA), não abriram mão de suas candidaturas. Elmar Nascimento é o seu preferido, Marcos Pereira tenta ser o candidato da composição, e Antônio Brito tem a simpatia do Palácio do Planalto.

Arthur Lira havia prometido anunciar o nome que contará com seu apoio agora no final de agosto, mas está ficando difícil cumprir essa data. Ele pode, porém, decidir bancar um nome desde já, mas não evitaria a disputa. Hoje, o nome seria do líder do União Brasil e do maior blocão da Câmara dos Deputados, o que pesa a seu favor.

No Republicanos, Marcos Pereira, presidente da legenda, não recebeu bem a sugestão de retirada de sua candidatura em favor do líder do partido, Hugo Motta. Pereira tem sinalizado que, eleito presidente da Câmara, indicaria Motta para ser o presidente do Republicanos no seu lugar.

Nesta semana, Arthur Lira esteve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para tratar do tema. Ele busca o apoio do Palácio do Planalto a seu futuro escolhido para ocupar sua cadeira a partir de fevereiro do próximo ano. Além disso, lideres de partidos de centro se reuniram tentando viabilizar um nome no lugar de Elmar Nascimento, o preferido de Arthur Lira. G1