EC Bahia

O atacante Gilberto vive uma grande temporada com a camisa do Bahia. Artilheiro da equipe em 2019 com 24 gols marcados, ele é um dos principais goleadores do futebol brasileiro. O único jogador que balançou as redes mais vezes no país foi Gabriel Barbosa, que neste ano marcou 29 gols. Nos últimos cinco jogos que disputou, Gilberto anotou sete gols, média superior a um por partida. O desempenho rendeu elogios por parte do técnico Roger Machado, que destacou a maturidade e a dedicação do atacante.

– Ele tem 30 anos, idade madura para um jogador que, depois de 15 anos de profissão, conhece os atalhos do campo. Modelo de jogo que facilita sua característica. A confiança dos colegas, saber que vai definir o jogo a nosso favor. O empenho e consciência do atleta, que entende o processo coletivo e se dedica a ele. São vários fatores. A maioria deles voltada e direcionada para a postura do jogador. Essa postura que a gente procura fomentar e incentivar no dia a dia do treino. O jogo é reflexo do treino. O treino serve para construir conteúdo para a partida. Gilberto é artilheiro do ano ao lado de Gabigol cumprindo a função como poucos no futebol brasileiro.

Gilberto é uma das armas do Bahia para encerrar o primeiro turno do Campeonato Brasileiro como uma das equipes candidatas a uma vaga na Libertadores da América de 2020. O atacante está à disposição para a partida do próximo domingo, às 16h (de Brasília), contra o Fortaleza, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 19ª rodada da Série A. Para garantir uma boa campanha no segundo turno, Roger não descarta contar com reforços. Na última quarta-feira, o treinador perdeu o zagueiro Marllon, que teve o retorno solicitado pelo Corinthians, clube que detém os direitos econômicos do atleta.

– Hoje estamos indo para o campo com 20 jogadores. O grupo está enxuto. A gente cuida muito da questão das lesões. Alguns foram preservados hoje, após a atividade de ontem. A gente está sempre atento ao mercado. Se precisar, vamos buscar. Essa vaga ainda a gente pode requisitar. Mas não tem muito mais espaço. Está todo mundo em sua colocação. Não gostaria de falar de posição carente. Estou bem servido do que tenho à disposição. Se tivermos a oportunidade de contratar, precisamos nos preservar. Os preços e as dificuldades ficam maiores em questão da procura. Estamos atentos. Se tiver necessidade. Rogério está retornando, Ernando em processo de recuperação, Elton daqui a pouco está com a gente, e nosso grupo aumenta. Mas as dificuldades vão aparecer a partir do jogo que vem, com dois jogos por semana. Teremos suspensão, lesão, faz parte do processo, e estamos atentos a isso. Globoesporte