EC Bahia

O Bahia não atravessa grande fase no Campeonato Brasileiro e já vê a classificação para a Libertadores da América 2020 como uma possibilidade distante. Segundo dados divulgados pela Universidade Federal de Minas Gerais, o Tricolor, que está seis pontos atrás do último time do G-7, tem apenas 1,2% de chances de garantir vaga na principal competição do continente. As chances são remotas, e o tempo é curto, afinal restam apenas cinco partidas para o fim da Série A.

No próximo domingo, às 16h, a equipe baiana enfrenta o Goiás no Serra Dourada, em Goiânia. Para a partida, o técnico Roger Machado contará com o retorno do atacante Artur, desfalque no empate em 1 a 1 com o Palmeiras, no último domingo. O jogador estava com a seleção olímpica na Espanha para a disputa do Torneio Tenerife Sub-23. De volta, ele espera ajudar a manter a Libertadores como uma meta possível para o Bahia.

– A gente está lutando pelo nosso sonho. A gente acredita. Só não pode perder a fé. Temos que ir jogo a jogo, encarar cada partida como uma final. E voltar a ganhar dentro e fora de casa. Estamos com esse pensamento para voltar a vencer – declarou Artur.

O Bahia vem de uma sequência de sete partidas sem triunfos na Série A. A última vez em que o Tricolor saiu de campo com os três pontos garantidos foi há mais de um mês, diante do Grêmio, no Rio Grande do Sul. A série negativa fez o time estagnar na tabela de classificação. Com 44 pontos, ocupa a 9ª colocação e pode perder até três posições em caso de resultado negativo no próximo fim de semana.

Apesar do momento ruim, Artur espera que torcedor e elenco se juntem em uma corrente de confiança. Tudo para criar um ambiente favorável para recuperar peças e obter resultados melhores.

– A gente fala para não desanimar. Sabemos que o torcedor é paixão, euforia. Estávamos fazendo uma baita campanha no primeiro turno e na Copa do Brasil. Deixamos uma expectativa bem grande para eles. Não pode perder a fé. A gente não perdeu e pedimos para que eles não percam também. A gente ainda pode chegar.

Para Artur, o caminho para voltar a vencer passa necessariamente pela correção de detalhes. Ele conta que assistiu ao jogo contra o Palmeiras e cita que pequenas falhas contribuíram para o time levar o empate na Arena Fonte Nova.

– Venho falando disso. A gente está pecando nos detalhes. E em jogos importantes, como nessa reta final, a gente não pode errar. Erros grosseiros não podem acontecer. São detalhes, e estamos falhando nisso. Estamos fazendo bons jogos, contra o Palmeiras, vi na Espanha, fizemos um bom jogo. Dava para sair com o triunfo, mas, pelos detalhes, não conseguimos. Temos que ajustar esses detalhes para a gente voltar a vencer.

Além de Artur, Roger Machado também contará com os retornos de Juninho e Alejandro Guerra. Porém, o técnico não terá à disposição o volante Flávio, suspenso pelo terceiro amarelo. Globoesporte