EC Vitória

A 13 rodadas do fim da Série B, o Vitória saca a calculadora e começa fazer as contas para evitar o rebaixamento. Com a derrota por 2 a 0 para o Bragantino, no último domingo, a equipe voltou à zona do rebaixamento: são 25 pontos e a 18ª posição na tabela, três a menos que o Vila Nova, primeiro clube fora do Z-4. O G-4, sonho improvável a esta altura, está a 13 pontos – o CRB tem 38.

O número mágico para fugir do rebaixamento, de acordo com o departamento de estatística da Universidade Federal de Minas Gerais, é 46 pontos. Como o Vitória tem 25, precisa de mais 21 para alcançar a meta, ou seja, sete vitórias. Ponto positivo: dos 13 jogos que restam, sete são em Salvador, portanto basta vencer todos os compromissos na Arena Fonte Nova e Barradão para atingir a meta.

Ponto negativo: em 25 rodadas, o Vitória venceu apenas seis partidas, número inferior ao que precisa para garantir os 21 pontos. Em entrevista coletiva concedida logo após a derrota para o Guarani, o técnico Geninho afirmou que não é o momento de abandonar o time e falou sobre a necessidade de alcançar o número mágico.

– Acho que é muito prematuro. Muito pessimista o torcedor falar não acredito mais. Faltam 13 jogos, são muitos pontos. Você tem 25, precisa de pelo menos mais 21 para fazer 45, 46, que é o número mágico para sair. Você tem 7 jogos em casa. Se fizer só os jogos em casa, você sai. Como as vezes está difícil ganhar em casa, tem que programar para ganhar alguma coisa fora. Não é fácil, não é fácil. Mas as chances existem. O que precisa é o time começar a ganhar. O torcedor não pode desistir. Nem o torcedor nem a gente pode jogar a toalha – afirmou.

O número 46 é a pontuação segura, porém o Rubro-Negro poderia se safar com menos. Com 43, por exemplo, o risco de rebaixamento é de 10%. O primeiro dos 13 jogos que o Vitória tem pela frente está marcado para esta quinta-feira, contra o Sport, na Arena Fonte Nova, às 21h30 (horário de Brasília). Globoesporte