Artistas e autoridades lamentaram a morte da ialorixá Mãe Stella de Oxóssi. Ela faleceu nesta quinta-feira (27), aos 93 anos, em um hospital de Santo Antônio de Jesus, onde estava internada desde o dia 14 de dezembro, quando deu entrada com uma infecção. A unidade médica informou que ela teve uma sepse [infecção generalizada] de foco urinário ecomo insuficiência renal crônica associada a hipertensão arterial.

 

O governador Rui Costa, classificou Mãe Stella como “Referência de respeito e sabedoria”, em postagem no Twitter. O prefeito de Salvador, ACM Neto, disse que Mãe Stella é uma das maiores nomes da fé e da religiosidade da Bahia. O ator baiano Lázaro Ramos postou no Instagram o trecho de uma fala de Mãe Stella e agredeceu pelas bênçãos da ialorixá.

 

A cantora Daniela Mercury disse que Mãe Stella foi uma das mais importantes e emblemáticas ialorixás da Bahia. Uma mensagem também foi postada no perfil oficial do cantor Gilberto Gil no Instagram, pela equipe dele. O post traz imagens de encontros entre o cantor e a iarolixá. O comunicado foi assinado pelos médicos José Geraldo de Souza Castelluci e Gilmar Ribeiro Silva Dias. Desde 2017, Mãe Stella estava morando na cidade de Nazaré.