EC Bahia

Os mais de 42 mil torcedores presentes na Fonte Nova fizeram a sua parte, mas não foi neste domingo que o Tricolor quebrou a sequência negativa em casa. Com o empate em 0 a 0 com o Grêmio, válido pela 17ª rodada da Série B, o Esquadrão completou quatro partidas sem vencer como mandante. É o maior jejum desde o fim de 2020.

O Bahia vem de três derrotas e um empate dentro de casa nas últimas quatro partidas (8% de aproveitamento), com somente um gol marcado. Três desses compromissos foram válidos pela Série B (Chapecoense, Novorizontino e Grêmio) e um pela Copa do Brasil (Athletico-PR).

A sequência ruim, inclusive, foi um dos fatores que abreviaram a passagem de Guto Ferreira pelo Tricolor, demitido após derrota para o Novorizontino. Escolhido como substituto, Enderson Moreira estreou na Fonte Nova no empate com o Grêmio.

A última vez em que o Bahia havia enfrentado uma fase ruim como essa se deu no fim de 2020. Entre novembro e dezembro daquele ano, a equipe baiana perdeu quatro partidas seguidas, entre compromissos pela Série A e Copa Sul-Americana: Internacional, Defensa y Justicia, Ceará e São Paulo.

Curioso que, até iniciar o jejum em casa, o Bahia tinha 100% de aproveitamento como mandante na Série B e uma das melhores campanhas. Neste momento, o Tricolor tem o terceiro melhor rendimento (70%) na Segundona, atrás de Cruzeiro (100%) e Vasco (78%).

Sequência fora

Se as coisas não vão bem como mandante, o Bahia atravessa boa fase como visitante. O Tricolor venceu as duas últimas partidas que disputou, contra Operário-PR e Brusque, e também tem o terceiro melhor aproveitamento (47%) neste quesito na Série B, atrás de Cruzeiro (62%) e Chapecoense (54%).

A melhora do rendimento como visitante vai estar à prova nos próximos compromissos do time, que viaja para encarar Vila Nova, Athletico-PR e Guarani. O segundo confronto, diante do Furacão, é o maior desafio, já que é válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil – o Tricolor perdeu o jogo de ida por 2 a 1.

Antes do Athletico-PR, no entanto, o Tricolor tem compromisso importante contra o Vila Nova. O jogo válido pela 17ª rodada da Série B está marcado para as 19h (de Brasília) desta sexta-feira, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, conhecido como OBA. Globoesporte