EC Bahia

Ainda que tenha um jogo atrasado, o Bahia fechou, na derrota para o Santos, no último domingo, o primeiro turno do Campeonato Brasileiro. E o saldo foi negativo. Com grande expectativa para a temporada, o Tricolor decepcionou nos 18 primeiros jogos que disputou e ficou com 19 pontos, na 15ª posição, o que significa aproveitamento de 35,2%.

O jogo que falta para o Bahia completar as 19 partidas que normalmente são realizadas no primeiro turno será contra o Fortaleza e está marcado para o dia 11 deste mês. Contudo, como o Tricolor já abre o returno do Brasileiro no próximo domingo, diante do Botafogo, a análise foi feita sobre os 18 jogos já disputados.

Portanto, neste momento, o Bahia tem a mesma pontuação que o Coritiba, clube que abre a zona de rebaixamento. Por sinal, do Tricolor, 15º, até o Bragantino, 18º colocado, todos os clubes têm a mesma pontuação. Por outro lado, a distância para o Santos, time que abre o G-4, é de 11 pontos.

A campanha de 2020 é distinta da de 2019, quando o Tricolor fez um grande primeiro turno e somou, em 18 jogos, 30 pontos; terminou na 7ª posição. Por outro lado, em 2014, última vez que foi rebaixada, a equipe conquistou 16 pontos no primeiro turno e fechou na vice-lanterna penúltima.

Em 2020, o Bahia tem um número negativo que é bem superior ao obtido em anos anteriores. Com 28 gols sofridos (média de 1,5 por jogo), o Tricolor tem a segunda defesa mais vazada do Brasileirão (chegou a liderar a competição neste quesito). Em 2019, a esta altura do Brasileirão, o Bahia havia sido vazado 15 vezes. Em 2014, 17.

Diante dessa situação delicada no Campeonato Brasileiro, o Bahia volta as atenções para a Copa Sul-Americana. Na quinta-feira, o time enfrenta o Melgar-PER, na Arena Fonte Nova. O primeiro jogo terminou em 1 a 0 para os peruanos. Globoesporte