Se o desempenho do Bahia dentro de campo não tem agradado, o torcedor tricolor tem um motivo para sorrir quando se trata de engajamento online. De acordo com estudo divulgado pelo Ibope Repucom, o Esquadrão de Aço foi o sétimo clube mais comentado nas mídias sociais. O Bahia teve 10,5 milhões de menções diretas, 100 mil a menos que o Grêmio, sexto colocado no ranking. Os bons números do Tricolor na internet desbancaram outros grandes clubes como Santos, Vasco, Inter, Botafogo, Fluminense e Atlético-MG.
Na região Nordeste, o clube superou Fortaleza (4,7 milhões de menções), Ceará (4,5 milhões), Sport (1,1 milhões) e Vitória (400 mil). O bom desempenho do Esquadrão de Aço nas redes sociais foi comemorado pelo gerente de negócios Lênin Franco. Para ele, o engajamento mostra a grandeza do clube e, aos poucos, dissocia o trabalho institucional do trabalho de campo.
“A gente fica feliz com o resultado. É uma lista completa que mostra a grandeza do Bahia e quanto que o Bahia gera de notícia, principalmente na captação de patrocinadores e parceiros. Isso mostra o engajamento que o Bahia consegue nas redes sociais, que são hoje os principais veículos do clube. O Bahia ficou, por exemplo, na frente do Santos, que foi vice-campeão brasileiro. A gente consegue, aos poucos, dissociar o trabalho do campo do departamento institucional. Na medida que vamos fazendo essa dissociação, conseguimos crescer as receitas do clube”, afirmou.
As ações promovidas pelo clube no ano passado que ganharam repercussão nacional e mundial foram propulsores de tamanha presença digital. Com isso, o clube ganha capacidade de gerar retorno financeiro direto aos seus patrocinadores e abre espaço para conquistar mais parceiros no mercado.
“Os grandes picos que a gente tem no relatório são por conta das campanhas de ações afirmativas. Tem a do dia dos pais, camisas manchadas de óleo e o lançamento da linha ‘Bahia clube do povo’. Temos de um lado as campanhas que impulsionam o clube e o retorno que a gente consegue trazer. Um outro relatório do Ibope diz que o Bahia gerou um valor de engajamento de R$ 33.341.000, Desse valor, R$ 3.440.000 foram específicos de retorno para os patrocinadores. É um dado forte que nos ajuda a captar novos patrocínios. Isso traz um público novo, que engaja nas ações do Bahia. Acaba virando um círculo virtuoso”, explicou Lênin. (Bahia Notícias)