A Bahia não tem quantitativo de seringas em estoque para carga da Pfizer prevista para chegar nesta última quarta-feira (11). De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), as seringas são adquiridas e distribuídas de modo centralizado pelo Ministério da Saúde, que adquire os insumos na Índia.
Na terça-feira (10), um avião com um novo lote com 215.280 doses de vacinas da Pfizer pousou no aeroporto de Salvador. Segundo a Sesab, todas as vacinas distribuídas até terça foram com insumos, o que significa que nenhum município ficou sem seringas para aplicar vacina da Pfizer.
Ainda segundo a Sesab, na medida em que o Ministério da Saúde envia novas remessas de vacina, também envia novos lotes de seringas. Nesta quarta está prevista a chegada de um novo lote de vacinas com 76.050 doses da Pfizer. A Sesab explica que essa carga aguarda a chegada de insumos, que normalmente vem junto com as doses ou em outro voo.
Conforme explica a secretária interina de Saúde da Bahia Tereza Paim, o Ministério da Saúde é responsável por enviar a vacina juntamente com o insumo. “Dessa vez a Pfizer não mandou as seringas junto. Esses insumos não vieram, portanto vamos esperar uma nova remessa”, explica Tereza.
A secretária ainda cita o fato da variante delta não estar circulando no estado. “Lembrando que a Bahia não tem a variante delta ainda e, portanto, estamos correndo para que isso não aconteça aqui”, salienta. G1