Foto: Max Haack / Ag. Haack / BN

Pela segunda vez consecutiva, o Bahia é eliminado nas quartas de final da Copa do Brasil. O Tricolor baiano perdeu do Grêmio por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (17), na Arena Fonte Nova, pelo jogo de volta do confronto. No segundo tempo, Alisson marcou o gol da vitória que garantiu o time gaúcho na semifinal do torneio nacional. O adversário da próxima fase será o vencedor do confronto entre Athletico-PR e Flamengo.

Agora, as atenções do Bahia voltam-se ao Campeonato Brasileiro, única competição que ainda disputa nesta temporada. Ocupando a 11ª colocação na tabela com 14 pontos, o Tricolor baiano encara o Cruzeiro no próximo sábado (20), às 17h, novamente na Fonte Nova. O jogo vale pela 11ª rodada do certame.

O JOGO

As duas equipes começaram se estudando, mas foi o Grêmio que tomou logo a iniciativa atacando o Bahia. Aos quatro minutos, Cortez pega o rebote e abre com Jean Pyerre pela esquerda. Ele cruza e Moisés toca para trás mandando para escanteio. Na cobrança do próprio Jean Pyerre, Moisés desvia e a bola sobra com Matheus Henrique, que chuta por cima da meta de Douglas.

O jogo seguiu bem disputado pelas duas equipes. O Bahia começou a se soltar mais e chegar no ataque, mas sem conseguir romper a retaguarda gaúcha e levar perigo ao gol de Paulo Victor. Enquanto o sistema defensivo baiano também impedia as investidas do ataque visitante. Aos 25, o Bahia criou sua primeira grande chance.

Ramires levantou a bola, Kannemann desviou e a bola sobrou para Lucas Fonseca. O zagueiro bateu rasteiro e Paulo Victor caiu para fazer a defesa. O Grêmio chegou aos 33 minutos. Everton recebe de costas para o gol e ajeitou de peito para André. O centroavante gremista finalizou, mas Douglas, bem posicionado, fez a defesa. O goleiro do time baiano lançou rapidamente ao ataque.

Gilberto raspou de cabeça. Artur dominou, deixou Cortez para trás na velocidade e chutou com perigo. A redonda passou perto da trave esquerda de Paulo Victor. O jogo continuou acelerado. Aos 37, Artur recebeu na direita, cortou para o meio e chutou da entrada da área. A bola ficou na defesa gremista, que saiu no contra-ataque com Everton e André.

Na sequência, Cebolinha tentou a enfiada para Maicon, mas Douglas saiu e ficou com a pelota. Douglas desviou com a ponta dos dedos uma finalização rasteira de André no minuto 42. Jean Pyerre e Matheus Henrique armaram boa trama até a bola chegar nos pés do centroavante gremista que chutou no canto direito do goleiro do Esquadrão.

Já com dois minutos a mais do tempo regulamentar, André divide pelo alto e a bola sobra para Alisson. Ele entrega para Jean Pyerre, pelo lado esquerdo, que parte para a jogada individual e ganha o escanteio.

Segundo tempo

Os dois times voltaram dos vestiários com as mesmas formações que iniciaram a partida. O Bahia voltou um pouco nervoso e já começou errando a saída de bola entregando-a para o Grêmio, mas a jogada não deu em nada. Assim como na etapa inicial, o Grêmio começou melhor. Aos cinco minutos, Jean Pyerre penetrou pelo meio e recebeu a falta na entrada da área do time baiano.

O mesmo Jean Pyerre cobrou na barreira. O primeiro bom ataque do Bahia neste segundo tempo foi com Arthur Caíke aos 14. Ele recebeu de Artur, já dentro da área, deu um lençol em Cortez. Mas na hora do jogador do Esquadrão finaliza, o lateral gremista se recuperou, conseguiu o desvio e Paulo Victor ficou com a bola.

Grêmio marca

O Grêmio abriu o placar aos 18 minutos com Alisson. Ele recebeu uma enfiada de bola de Matheus Henrique pela direita, passou por Moisés, cortou dois marcadores e chutou forte e rasteiro colocando o time gaúcho na frente. Bahia 0x1 Grêmio. Aos 27 minutos, o Grêmio encaixou um contra-ataque rápido com Alisson. Ele disparou ganhou na velocidade de Moisés e foi derrubado caindo na área.

O árbitro Bráulio da Silva Machado assinalou o pênalti no primeiro momento e recorreu ao VAR. No caminho ao vídeo, ele mostrou o cartão amarelo para Renato Gaúcho. Ao rever o lance, ele percebeu que a falta foi fora da área, cancelou a penalidade máxima e mostrou o cartão vermelho para Moisés.

Na cobrança, Luan bateu de cavadinha por cobertura e Douglas desviou com os dedos para escanteio. Fernandão desperdiçou uma boa chance aos 38. Artur cobrou a falta tocando de lado para Nino Paraíba que levantou a bola na grande área. O camisa 20 subiu e cabeceou para fora.

Aos 43, Luan vai ao fundo pela direita e cruza com uma cavadinha. André domina e tenta o lance, mas esbarra em Lucas Fonseca. O centroavante gremista reclama de pênalti por toque de mão. O árbitro recorre mais uma vez ao VAR e após rever o lance mandou o jogo seguir. Bahia Notícias