EC Bahia

O Bahia precisou vencer forte concorrência para contar com o lateral-direito João Pedro. Emprestado ao Tricolor pelo Porto, com contrato válido até dezembro de 2020, o lateral de 22 anos foi alvo de Atlético-MG, Athletico e São Paulo. Nesta quarta-feira, após treinar com bola, ele foi apresentado pelo diretor de futebol Diego Cerri e deixou claro que os poucos meses em que defendeu o clube baiano, na temporada 2018, pesaram na opção de retornar para Salvador.

– Foi bastante conversado comigo e minha família. Tive a porta aberta aqui ano passado e isso vale muito. Na hora da decisão tem ponto positivo. Bahia é um ponto positivo que tenho, por ter me acolhido e aberto a porta para mim. Tenho só a agradecer ao Bahia, ao Diego, presidência – disse o atleta.

Na primeira passagem, João Pedro chegou ao Bahia emprestado pelo Palmeiras. No início de junho, o Verdão acertou a venda do jogador ao Porto, de Portugal. O lateral afirmou que volta da Europa em uma versão melhorada. O convívio com atletas de outros países, e com culturas diferentes, proporcionou um crescimento pessoal e profissional.

– Isso é uma pergunta boa. Evolução minha, tanto taticamente, como fisicamente. O dia a dia também, que você aprende uma cultura diferente, convivi com atletas de outros países também.

Em Portugal, João Pedro não conseguiu deslanchar e foi cedido para atuar pela equipe B do Porto. Pelo time principal, disputou apenas três jogos. A última vez em que o lateral esteve em campo foi em maio deste ano. Questionado sobre a falta de sequência na Europa, ele apontou que teve dificuldades na adaptação.

– É uma cultura diferente, precisa de adaptação. Clube que exige muitos dos atletas. Não vejo isso de não ter feito alguma coisa. Fui lá fazer meu trabalho.

Além de jogar como lateral, João Pedro também pode atuar no meio-campo, capacidade que Roger Machado já adiantou que deve aproveitar. O atleta não vê qualquer impedimento em jogar mais avançado, como fez quando atuou com a camisa da Chapecoense, em 2017.

– É como já foi dito. Tenho essa vantagem de fazer mais de uma função. A questão é adaptação e ter confiança para entrar. Eu vou estar à disposição para o que ele achar melhor para mim. Se ele tiver essa percepção de achar que eu posso fazer, vou estar à disposição.

João Pedro está regularizado e pode estrear com a camisa do Bahia no próximo domingo, contra o Palmeiras, em São Paulo, pela 14ª rodada da Série A. Globoesporte