gov ba

Um total de 34 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu 192 dos modelos convencionais e UTI foram entregues esta semana pelo Ministério da Saúde para a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Os veículos estão sendo encaminhados para secretariais municipais de saúde com vistas à renovação da frota do Samu 192 do Estado.

O serviço, que tem sido uma referência para a saúde pública no Estado, prestando atendimentos de urgência e ajudando a salvar vidas, completou 20 anos em funcionamento na Bahia este ano e na próxima sexta-feira (12) haverá um evento em comemoração às duas décadas. Na oportunidade, a Diretoria de Atenção Especializada, por meio da Coordenação de Urgência, realizará o encontro estadual do Samu 192 – 20 anos do SAMU no estado da Bahia.

Os 20 anos do Samu 192 na Bahia representam duas décadas de serviços essenciais de atendimento médico de emergência pré-hospitalar no Estado. “Desde sua implantação, o Samu 192 tem desempenhado um papel fundamental no atendimento rápido e eficaz às emergências médicas, salvando vidas e proporcionando cuidados de qualidade à população baiana”, destacou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

Durante esse período, o Samu 192 na Bahia alcançou diversos marcos, nos quais podemos destacar: expansão da cobertura deste componente móvel, redução de tempo resposta no atendimento às urgências, redução da morbimortalidade melhorando a qualidade de vida da população baiana. O encontro destaca o compromisso contínuo com a prestação de assistência de qualidade no Atendimento Pré-Hospitalar Móvel à população baiana.