EC Bahia

O Bahia se prepara para realizar a última partida do ano na Arena Fonte Nova. Na quinta-feira, às 19h15, o Tricolor recebe o Vasco, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Será a oportunidade de encerrar um jejum de sete jogos sem vencer como mandante. A última vez que a equipe baiana conquistou um bom resultado em Salvador foi diante do Botafogo, em setembro.

Titular da lateral direita, João Pedro espera que o Bahia possa se despedir da Fonte Nova na temporada com uma imagem positiva. O Tricolor chegou a ser um dos melhores mandantes da competição, mas caiu de rendimento e hoje possui apenas o 14º aproveitamento nos jogos realizados em casa, com 28 pontos conquistados em 18 partidas.

– O pensamento do jogador é sempre fechar com chave de ouro, para poder demonstrar ao torcedor o que foi o ano todo. Para que não fiquem com imagem A ou B. Para ficar com a imagem de que a gente fez grandes jogos e saímos vitoriosos dentro de casa. Esperamos fazer um grande jogo – disse o lateral.

Para a partida contra o Vasco, o Bahia não contará com o volante Ronaldo, suspenso pela expulsão diante do CSA. A lacuna no meio-campo faz com que João Pedro deixe a lateral e possa atuar mais avançado. O jogador não vê problemas em atuar em qualquer uma das duas funções.

– Acredito que todo jogador pensa assim, que importante é estar atuando. Tenho esse lado bom, de poder fazer mais de uma função. Fico muito feliz com isso. Tem que agradecer à comissão técnica por confiar e mim, fazer uma função ou outra. Penso em sempre ajudar a equipe. (…) Onde me colocar, vou fazer meu melhor.

Com 48 pontos, o Bahia tenta fazer a melhor campanha da sua história no Brasileiro dos pontos corridos. Em 2018, o time baiano foi 11º, com 48 pontos. Já em 2017, a equipe atingiu a 12ª posição, com 50 pontos.

Após uma sequência de nove jogos sem vencer, João Pedro adota um tom otimista para tratar as duas partidas que encerram a campanha do Bahia no Brasileirão, que podem possibilitar ao clube números melhores em comparação aos últimos anos.

– Passar por uma sequência difícil a gente sabia que seria normal, por ser um campeonato muito longo, com muito desgaste. Fico feliz de voltar a atuar, de estar jogando, de ajudar a equipe. O grupo todo merece vencer, merece muito. A gente fica feliz. Eu fico feliz de estar ajudando. A gente tem que pensar que faltam apenas dois jogos, não pensar no que pode vir a acontecer. É só fazer nosso trabalho nessas duas partidas para terminar o ano bem, que é o mais importante – finalizou. Globoesporte