Foto: Almiro Lopes/Arquivo Correio

O índice de roubos a instituições financeiras reduziu na Bahia pelo 5º ano consecutivo, porém outro dado chamou a atenção no boletim da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA): a diminuição do número de crimes violentos contra a vida. Houve, de acordo com a pasta, objetivamente a preservação de 531 (quinhentas e trinta e uma vidas) em 2019, se comparado com 2018.

O número equivale a uma redução de 9,4% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (homicídios, latrocínios e lesão corporal seguida de morte). Somente em Salvador a redução alcançou 11, 4% (-131), enquanto no interior a porcentagem observada foi de 9,7% (-370) e a RMS (Região Metropolitana de Salvador) computou 4,5% (-30).

Os dados foram apresentados na segunda-feira (13), pelo secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, em coletiva realizada no Centro de Operações e Inteligência (COI), no CAB. De acordo com o balanço, em 2019 foram computados 17 casos a menos de roubos a bancos no estado, se comparado o mesmo período de 2018, sendo registrados 49 ocorrências em toda a Bahia. O interior do estado alcançou o maior índice de queda, com -42% de registros, seguida por Salvador com -14%.