Foto: Letícia Martins/EC Bahia

Junho é mês de festa e arraiá para os nordestinos, mas a realidade do Bahia não dá brechas para muita comemoração. Depois de disputar apenas quatro jogos em maio por causa da paralisação do Campeonato Brasileiro, o Tricolor vai retomar uma sequência pesada neste período e entrará em campo sete vezes, com direito a confrontos diretos e mais de 12 mil quilômetros a serem percorridos.

O Bahia já vai a campo neste domingo, contra o Atlético-MG, em jogo marcado para as 16h (de Brasília) e válido pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro, competição na qual o Tricolor é vice-líder com 13 pontos.

Neste recorte de junho, serão quatro partidas contra adversários diretos entre as primeiras posições da competição nacional: Atlético-MG (7º colocado com nove pontos), Flamengo (3º com onze pontos), Cruzeiro (6º com dez pontos) e São Paulo (5º com dez pontos).

Veja as partidas confirmadas do Bahia em junho:

  • 02/06 – Atlético-MG x Bahia, às 16h (de Brasília), pela 7ª rodada do Brasileiro;
  • 13/06 – Bahia x Fortaleza, às 21h30, pela 8ª rodada do Brasileiro;
  • 16/06 – Criciúma x Bahia, às 18h30, pela 9ª rodada do Brasileiro;
  • 20/06 – Flamengo x Bahia, às 20h, pela 10ª rodada do Brasileiro;
  • 23/06 – Bahia x Cruzeiro, 18h30, pela 11ª rodada do Brasileiro;
  • 26/06 – Bahia x Vasco, 21h30, pela 12ª rodada do Brasileiro;
  • 30/06 – São Paulo x Bahia, 16h, pela 13ª rodada do Brasileiro.

Para essa sequência, o Tricolor ainda terá dois retornos importantes no elenco. O lateral-esquerdo Ryan e o atacante Everaldo estão plenamente recuperados de problemas físicos e já treinam normalmente com o elenco. O camisa 9, inclusive, é um dos artilheiros do Campeonato Brasileiro, com três gols.

Restam, portanto, apenas dois atletas no departamento médico. O volante Acevedo, que se recupera de grave cirurgia no joelho e cumpre últimas etapas antes de sua volta ao gramado, e o zagueiro Víctor Cuesta, que está com dores no joelho.

Viagens de junho

A equipe de Rogério Ceni deve percorrer mais de 12 mil quilômetros, contando ida e volta, para os quatro jogos que vai fazer longe de Salvador. A partida contra o Juventude, pela 14ª rodada da Série A, ainda será agendada e não teve a distância computada.

O calendário do Bahia em junho, por enquanto, só tem confirmados jogos do Campeonato Brasileiro, já que o sorteio da Copa do Brasil ainda não foi realizado. O Tricolor baiano passou para as oitavas de final do mata-mata nacional depois de derrotar o Criciúma em um dos quatro jogos de maio.

Além disso, o time azul, vermelho e branco perdeu a chance de disputar as finais da Copa do Nordeste depois de ser eliminado para o CRB, nos pênaltis, após empate por 0 a 0, na Fonte Nova. Seriam dois jogos a mais na agenda de junho.

Maio incomum

Entrar em campo apenas quatro vezes em maio foi algo incomum para o Bahia e para o calendário brasileiro. Para se ter uma ideia, em 2023, mesmo eliminado do Nordestão, o Esquadrão entrou em campo oito vezes no quinto mês do ano. A paralisação do Campeonato Brasileiro por causa das enchentes no Rio Grande do Sul gerou essa novidade em 2024.

Agora, 21 dias após entrar em campo pela última vez no Brasileiro, a equipe de Rogério Ceni encara o Atlético-MG, às 16h deste domingo (horário de Brasília), pela 7ª rodada. O Tricolor viaja até Belo Horizonte para tentar manter a boa campanha e, quem sabe, assumir a liderança do campeonato. O Bahia está empatado em pontos com o líder Athletico-PR, que soma 13 pontos e está na frente pelo saldo de gols (6×3). Globoesporte