Uma pesquisa da Transparência Internacional Brasil aponta que a Bahia tem um bom desempenho no índice de transparência e governança pública. Ainda assim, o estado está apenas em 15º lugar entre os 26 governos estaduais, além do Distrito Federal.

A Bahia recebeu nota 64,5 pontos, acima da média nacional. A avaliação da organização é de que o estado baiano tem oportunidades para melhorar alguns indicadores, como ‘Marcos Legais’, que avalia a existência de legislações e normas que promovem a transparência e previnem a corrupção no poder público.

Nesse quesito, a Bahia teve apenas nota 33,3 pontos, na escala de 0 a 100. O estado também não teve bom desempenho nos itens Administrativo e Governança, a nota foi de 34,8.

“Os resultados da Bahia mostram que o estado cumpre obrigações fundamentais definidas pela Lei de Acesso à Informação, mas não dá transparência a temas e processos fundamentais para prevenir e combater a corrupção no estado. A baixa transparência conferida a algumas informações – emendas parlamentares, incentivos fiscais e obras públicas, por exemplo – representa um risco à administração pública”, disse umas das coordenadoras da pesquisa, Maria Dominguez. Metro1