A Bahia é o estado com maior número de barragens com estrutura comprometida no Brasil, segundo estudo divulgado na segunda-feira (19). pela Agência Nacional de Águas (ANA). Dos 45 equipamentos com problemas em todo o país, 10 estão no estado. Entre as irregularidades encontradas na Bahia, estão erosões, rachaduras, buracos, infiltrações, corrosão de tubulações, presença de vegetações, afundações e fissuras.

 

As barragens com problemas no estado são: Afligidos, na cidade de São Gonçalo; Apertado, em Mucugê; Araci, em Araci; Cipó, em Mirante; Luiz Vieira, em Rio de Contas; RS1 e RS2, em Camaçari; Tabua II, em Ibiassucê; Zabumbão, em Paramirim; e Pinhões, em Juazeiro. O levantamento foi realizado em 2017 e aponta que o número de barragens com problemas dobrou.

 

Em 2016, apenas 25 estavam irregulares. Nenhum dos equipamentos da Bahia estava nesta relação. Todas as barragens com problemas no estado são administrados pelo Inema. Em nota, o órgão informou que o “relatório não reflete a realidade, porque é do ano passado e analisou apenas 3% das barragens do país”. O Inema diz ainda que a maioria dos problemas apresentados são em barragens construídas por órgãos federais segundo o G1.